Preparar o seu corpo para umas férias de esqui

Preparar o seu corpo para umas férias de esqui

Seis exercícios essenciais para deixar o seu corpo em forma e para o ajudar a tirar o máximo partido do seu tempo nas pistas

Para esquiadores experientes

Vai para as pistas este ano? Se já não vai há algum tempo, provavelmente vai estar um pouco enferrujado, especialmente porque vai precisar de utilizar alguns músculos dos quais não tinha conhecimento. Então, como é que se prepara para umas férias de esqui e quais são os melhores alongamentos para ajudar a evitar lesões quando for para a pista?

Em primeiro lugar, não há substituto para o esqui de verdade. Por todo o Reino Unido existem muitas pistas interiores e pistas artificiais onde pode relembrar os conhecimentos de esqui, como o Snowzone em Milton Keynes e o Snow Factor em Glasgow. Para aqueles que já sabem esquiar seria uma excelente ideia para relembrar os conhecimentos de esqui antes de ir para as montanhas. Para que quando chegue possa ir direto para a montanha.

Esqui para iniciantes

Para iniciantes, ir para a neve numa das áreas interiores antes de fazer a viagem, pode fazer a diferença entre umas férias frustrantes e o inicio de uma carreira promissora nos desportos de neve. Ter uma aula ou duas em parques de neve cobertos irá dar-lhe o conhecimento e a perceção que precisa para explorar ao máximo os belíssimos resorts dos Alpes.

Ao esquiar estará a trabalhar um conjunto único de músculos e, definitivamente, compensa estar preparado para isto. Apresentamos-lhe aqui seis exercícios para o preparar fisicamente para as suas férias de esqui.

Exercícios de cardio, força e flexibilidade

Uma pessoa com um peso normal queimaria 476 calorias a esquiar, por isso, fazer exercícios de cardio antes da viagem pode ser uma excelente ideia se quiser aguentar mais tempo nas pistas

Caminhe, nade ou corra

Seja qual for a sua preferência, aumente a sua resistência antes de ir para as suas férias de esqui, para que esteja fisicamente apto quando for para as pistas.

Esquiar exige equilíbrio e resistência, especialmente quando está a esquiar magníficos moguls e os declives com os esquis a oscilar de um lado para outro. Exercícios de Pilates ou Yoga são uma boa opção para começar, mas se não está familiarizado com estes, foque-se nos exercícios que aumentam a sua resistência de forma a melhorar a sua forma física para esquiar.

Levantamentos da perna

Pode fazer este exercício deitado de costas, para que evite ficar na mesma posição demasiado tempo nas suas férias.
1. Deite-se de costas no chão
2. Depois, mantendo a perna esquerda o mais esticada possível, levante-a o mais alto possível.
3. Conte até 15 e depois desça a perna lentamente.
Faça o mesmo com a perna direita e repita.

Prancha tipo aranha

Para este exercício, coloque-se em posição de prancha, com as mãos (ou os cotovelos) e os pés apoiados no chão com as pernas e as costas direitas.
1. Puxe o joelho direito em direção ao ombro, o máximo que conseguir, e volte à posição inicial.
2. Em seguida, repita o processo com o lado direito.
3. Repita o exercício dez vezes para cada perna.

Agachamentos

Também deve fortalecer as suas pernas e preparar os joelhos para a posição de esqui. Os agachamentos podem ajudar:
1. Coloque-se de pé e afaste os pés mantendo-os alinhados com os ombros
2. Em seguida, agache-se mantendo as costas direitas e olhando para a frente. É importante garantir que os joelhos estão posicionados acima dos tornozelos. Se não conseguir ver os pés significa que está demasiado chegado à frente e que está na posição errada.
3. Repita o processo cerca de 20 vezes, ou o número de vezes que conseguir.

Para manter os esquis direitos enquanto faz as curvas, vai precisar de flexibilidade e de resistência. Lembre-se, tanto o Yoga como o Pilates são excelentes para melhorar a flexibilidade. Apresentamos dois exercícios simples que pode tentar.

Toque nos dedos dos pés

É o alongamento mais básico que existe, mas para o dificultar um pouco, toque com o queixo no peito ante de começar a alongar, tendo sempre o cuidado de fazer o exercício com calma.

Rotação da coluna

  • Sente-se no chão com as pernas e as costas direitas.
  • Cruze a perna direita sobre a esquerda e traga o joelho até ao peito, sendo que o pé direito fica no chão ao lado do joelho esquerdo.
  • Rode a parte superior do corpo para a direita, utilizando o braço esquerdo para empurrar contra a perna que está levantada
  • Mantenha essa posição durante dez segundos
    Repita o exercício com a perna esquerda.

Club Med Ski - Pioneiros em férias de esqui com tudo incluído

Outros artigos a ler...
Esqui para iniciantes
As 5 melhores pistas de esqui de Les 3 Valleys
(/ski-holidays/ski-h...