
Porquê esquiar na Páscoa
Escolher o momento certo para umas férias de esqui pode ser difícil. O Natal e o Ano Novo parecem sempre ser bons momentos, pois pode esquiar no cenário pitoresco de um paraíso de inverno, mas a ideia de afastar os amigos ou a família num período claramente agitado do ano pode tornar-se demasiado complicado. Depois há as férias escolares de fevereiro, com neve quase garantida na maioria das estâncias. No entanto, sendo férias escolares, são uma época alta e as encostas, as pistas e os teleféricos estão muitas vezes lotados.
Embora raramente seja considerada, a Páscoa pode ser o momento perfeito para umas férias de esqui e estas são algumas das razões para isso:
Esquiar ao sol
Geralmente, o esqui não é associado a um tempo mais quente e a céus azuis, mas ao optar por uma viagem de esqui na Páscoa pode escapar ao tempo gélido e ter uma experiência de esqui surpreendentemente quente!
Isso é especialmente vantajoso se for um iniciante. Quando se aprende a esquiar, é preciso passar muito tempo parado a ouvir instruções, a mudar lentamente de posição, etc. Isso pode ser muito difícil no inverno, mas na Páscoa é muito mais suportável.
Além disso, o calor dá-lhe mais tempo para apreciar o que o rodeia. As deslumbrantes paisagens montanhosas cobertas de neve proporcionam um belo cenário quando está a comer ao ar livre e a participar em animadas atividades après-ski no exterior.
Dias mais longos
Há uma sensação que surge quando está a esquiar no inverno e repara que está a começar a escurecer. Apercebe-se de que o seu dia nas pistas vai acabar demasiado cedo. A vantagem de esquiar na Páscoa é o facto de estar de dia durante mais tempo, o que significa que os teleféricos também estão abertos até mais tarde. Dias mais longos significam mais tempo para esquiar!
Os preços são mais acessíveis
Além de uma escapadinha de esqui na Páscoa ser mais quente do que no inverno, será também seguramente mais acessível, especialmente se optar pela segunda semana das férias da Páscoa, pois há menos pressão sobre os voos e os alojamentos.
Umas férias de neve fora das épocas altas do Natal, Ano Novo e férias escolares de fevereiro permitem poupanças de centenas de euros, e não apenas em voos e alojamento. Também poderá encontrar ótimas ofertas para passes de teleférico e aluguer de equipamentos. Pode gastar o dinheiro que poupar em ofertas de fim de temporada na loja de esqui... ou então, em mais après-ski.
Ainda há neve
Um fator que muitas vezes dissuade as pessoas de esquiar na Páscoa é o mito de que toda a neve já derreteu. Mas essa não é a realidade, basta saber onde procurar...
A chave para encontrar a melhor neve é apontar para o alto: quanto maior for a altitude da estância, mais frio estará e menos serão as hipóteses de a neve derreter. Também ajuda estar numa zona com encostas voltadas a norte ou um glaciar. Tignes e Les Deux Alpes são ideais, sendo que a última está aberta durante todo o verão graças ao glaciar que se eleva a 3600 metros de altitude.
Outra vantagem é o facto de, hoje em dia, a maioria das estâncias de esqui estarem equipadas com canhões de neve de última geração, eliminando o receio de férias de esqui sem neve.