As melhores épocas para esquiar nos Alpes franceses

As melhores épocas para esquiar nos Alpes franceses

Dado que as estações desempenham um papel muito importante no sucesso das suas férias de esqui, estas não são um tipo de viagem que seja normalmente marcado por impulso.
Os meses entre dezembro e abril oferecem uma série de diferentes razões para esquiar nos Alpes franceses, mas tudo depende daquilo que procura.
Segue-se um guia mensal para ajudá-lo a decidir.

Se viajar com uma família grande ou estiver a planear uma escapadela romântica, esquiar nos Alpes Franceses na altura do Natal pode ser uma experiência mágica.

Não é difícil perceber porque é que passar o mês de dezembro rodeado de montanhas com neve e pitorescas aldeias tradicionais é uma excelente ideia. Com o cliché de um Natal branco a ser uma previsão quase certa nos Alpes, este é o tipo de viagem de que são feitos os sonhos.

Mas não se trata apenas de admirar a paisagem; O mês de dezembro é também perfeito para se fazer às pistas de esquiar. Isto porque as condições da neve são ótimas e também porque, se escolher a altura perfeita, pode ser um local bastante calmo. Neste último caso, tal só ocorre na altura do Natal, sendo a altura da Passagem de Ano bastante popular para férias de esqui.

Muitos resorts nos Alpes celebram o Natal à sua maneira especial. Em Méribel, o Pai Natal chega num trenó puxado por renas com uma trupe de acrobatas que distribuem presentes enquanto uma banda de jazz de Nova Orleães toca canções de Natal. Em Courchevel, as festividades duram toda a semana, com paradas, espectáculos de luzes, fogo de artifício, e um simpático Pai Natal a distribuir presentes.

À semelhança da época festiva do Natal, celebrar a Passagem de Ano nos Alpes nevados pode ser uma experiência incrível, especialmente se quiser celebrar com estilo. O Après ski é um popular passatempo alpino, e se há alguma época melhor para uma festa, é certamente a Passagem de Ano. Muitos resorts celebram festas de après ski, mas uma festa que não quererá perder é o baile temático de máscaras dos loucos anos 20 em Val d'Isère. É conhecida por ser uma das melhores experiências après de Passagem de Ano na região.

Com o regresso à escola a seguir às férias de Natal, janeiro é uma excelente altura para umas férias de esqui, se quiser evitar multidões.

Pistas mais sossegadas podem ser fantásticas para esquiadores de todos os níveis. Se for um principiante, utilizar a pista para iniciados e as pistas azuis torna tudo muito mais fácil. Não haverá pressão para que consiga esquiar logo à primeira tentativa.

Esquiar com pouco movimento é um verdadeiro tesouro para um esquiador experiente. Filas mais pequenas para os elevadores de esqui são sinónimo de mais tempo passado nas pistas e, para além disso, não precisa de se preocupar com a velocidade, já que existem menos pessoas na pista. Se procura uma aventura de esqui mais radical, janeiro é uma ótima altura para esquiar fora das pistas. A neve fresca e intacta é o sonho de qualquer esquiador experiente. Tenha em atenção que esquiar fora das pistas comporta riscos, e não deve ser feito sem o apoio de um guia, equipamento adequado, e um certo nível de conhecimento e experiência.

Fevereiro é também uma altura popular para os resorts de esqui dos Alpes, com o fim do 2º semestre apresentando-se como a altura ideal para os pais pegarem na família e embarcarem numa aventura de esqui.

Existem aspectos positivos e negativos de fazer esqui em fevereiro. Os aspectos negativos são óbvios: está lotado e é bastante caro.

Mas não deixe que isto o desanime, porque os resorts e as áreas de esqui costumam contar com o aumento do influxo de pessoas nesta altura, por isso as multidões não serão assim tão densas. Um maior número de pessoas também significa que os resorts apostam mais em entretenimento do que em qualquer outra altura do ano.

O meio da estação também não é a única razão que faz de fevereiro uma altura popular para esquiar nos Alpes; também se deve às fantásticas condições climáticas. Com um céu azul e pistas cobertas de neve, não há melhor altura para visitar um sítio onde a neve é certamente perfeita.

Com os dias a ficarem maiores e as pistas mais silenciosas, março e abril são ótimos meses para uma férias de esqui francesas.

Assim que o inverno dá lugar à primavera, os Alpes começam a aquecer e as horas de luz aumentam, o que significa que terá mais tempo nas pistas e não terá de interromper a sua actividade com tanta frequência. Uma outra vantagem do tempo mais ameno é o facto de poder desfrutar mais do ar livre. Poderá aproveitar ao máximo se for fazer caminhadas, comer alfresco e levar a sua festa de après ski para o exterior.

As multidões que enchem as pistas em fevereiro são já uma memória distante em março, uma altura em que não terá de esperar tanto tempo na fila dos elevadores de esqui. O número de viajantes começa a aumentar à medida que as férias da Páscoa se aproximam, mas ainda assim continuará bastante mais calmo do que em outras épocas altas.

As condições da neve podem variar com o aumento da temperatura, por isso vale a pena verificar a meteorologia antes de partir na sua viagem. Pistas orientadas para sul podem ser bastante difíceis devido à falta de neve e as pistas podem ficar com bastante gelo de manhã. No entanto, e de modo geral, a neve costuma ser fantástica durante o mês de março e próximo do mês de abril e a maior parte dos parques de esqui têm canhões de neve de última geração, para garantir que a neve não falta.

Preparado para enfrentar os Alpes? Veja todos os do Club Med(/d/The-Alps/France) nos Alpes franceses. E se está a pensar em passar o Natal ou o Ano Novo na neve, o Club Med tem tudo preparado para si!

Club Med Ski - Pioneiros em férias de esqui tudo incluído

Outros artigos a ler...
Esquiar em fevereiro e março
10 dicas para esquiar em família nas férias escolares
[Porque deve marcar as suas férias de esqui com antecedê...