Porque esquiar na Páscoa é a escapadinha perfeita

Porque esquiar na Páscoa é a escapadinha perfeita

As razões pelas quais uma escapadinha de esqui na Páscoa é sempre uma boa ideia.

Escolher o momento certo para umas férias de esqui pode ser difícil. O Natal e o Ano Novo parecem sempre ser bons momentos, pois pode esquiar no cenário pitoresco de um paraíso de inverno, mas a ideia de afastar os amigos ou a família num período claramente agitado do ano pode tornar-se demasiado complicado. Depois há as férias escolares de fevereiro, com neve quase garantida na maioria das estâncias. No entanto, sendo férias escolares, são uma época alta e as encostas, as pistas e os teleféricos estão muitas vezes lotados.

Embora raramente seja considerada, a Páscoa pode ser o momento perfeito para umas férias de esqui e estas são algumas das razões para isso:

Esquiar ao sol

Geralmente, o esqui não é associado a um tempo mais quente e a céus azuis, mas ao optar por uma viagem de esqui na Páscoa pode escapar ao tempo gélido e ter uma experiência de esqui surpreendentemente quente!

Isso é especialmente vantajoso se for um iniciante. Quando se aprende a esquiar, é preciso passar muito tempo parado a ouvir instruções, a mudar lentamente de posição, etc. Isso pode ser muito difícil no inverno, mas na Páscoa é muito mais suportável.

Além disso, o calor dá-lhe mais tempo para apreciar o que o rodeia. As deslumbrantes paisagens montanhosas cobertas de neve proporcionam um belo cenário quando está a comer ao ar livre e a participar em animadas atividades après-ski no exterior.

Dias mais longos

Há uma sensação que surge quando está a esquiar no inverno e repara que está a começar a escurecer. Apercebe-se de que o seu dia nas pistas vai acabar demasiado cedo. A vantagem de esquiar na Páscoa é o facto de estar de dia durante mais tempo, o que significa que os teleféricos também estão abertos até mais tarde. Dias mais longos significam mais tempo para esquiar!

Os preços são mais acessíveis

Além de uma escapadinha de esqui na Páscoa ser mais quente do que no inverno, será também seguramente mais acessível, especialmente se optar pela segunda semana das férias da Páscoa, pois há menos pressão sobre os voos e os alojamentos.

Umas férias de neve fora das épocas altas do Natal, Ano Novo e férias escolares de fevereiro permitem poupanças de centenas de euros, e não apenas em voos e alojamento. Também poderá encontrar ótimas ofertas para passes de teleférico e aluguer de equipamentos. Pode gastar o dinheiro que poupar em ofertas de fim de temporada na loja de esqui... ou então, em mais après-ski.

Ainda há neve

Um fator que muitas vezes dissuade as pessoas de esquiar na Páscoa é o mito de que toda a neve já derreteu. Mas essa não é a realidade, basta saber onde procurar...

A chave para encontrar a melhor neve é apontar para o alto: quanto maior for a altitude da estância, mais frio estará e menos serão as hipóteses de a neve derreter. Também ajuda estar numa zona com encostas voltadas a norte ou um glaciar. Tignes e Les Deux Alpes são ideais, sendo que a última está aberta durante todo o verão graças ao glaciar que se eleva a 3600 metros de altitude.

Outra vantagem é o facto de, hoje em dia, a maioria das estâncias de esqui estarem equipadas com canhões de neve de última geração, eliminando o receio de férias de esqui sem neve.

Algumas estâncias são melhores na Páscoa

Estâncias com zonas de esqui em glaciar ou encostas voltadas a norte são sempre populares, mas ao optar pela Páscoa pode desfrutar das pistas sem grandes multidões.

Quais são os melhores locais? Tal como referimos, Les Deux Alpes é quase imbatível. Esta deslumbrante estância situa-se a 3600m de altitude, o que é uma garantia de boa neve. Além disso, é um cenário absolutamente maravilhoso e está rapidamente a tornar-se numa das zonas de esqui mais apelativas da Europa. Val d’Isère também é uma zona excelente para esquiar na Páscoa, com grandes encostas onde a neve é quase garantida.

Além disso, a maioria das estâncias aproveita ao máximo as condições da Páscoa para oferecer atividades que não encontrará noutras épocas do ano. Por exemplo Les Arcs Panorama (que abriu as portas em dezembro de 2018), situa-se na vasta área de Paradiski, que oferece tudo desde escalada a ciclismo de montanha, além de ótimas condições para a prática de esqui à distância de uma impressionante viagem de teleférico. Perfeito para a família!

Pode descontrair

Visitar uma estância de esqui quando não está repleta de pessoas a descer as encostas a alta velocidade é uma experiência completamente diferente.

Esquiar tem tudo a ver com o prazer de descontrair e fazer o que lhe apetece, desde esquiar fora de pista a alta velocidade a um agradável passeio de esqui de fundo para apreciar a paisagem. Em períodos movimentados nem sempre tem esta liberdade, sendo as multidões a ditar quando e onde passa o seu tempo nas pistas.

Dado que a Páscoa está a meses de distância das épocas altas do esqui, é a oportunidade perfeita para desfrutar das montanhas sem pressa.

A caça aos ovos de Páscoa mais emocionante de sempre

Consegue pensar num lugar mais emocionante do que uma montanha coberta de neve para andar à caça aos ovos de Páscoa? Pois, nós também não.

Saiba mais sobre uma escapadinha de esqui Tudo Incluído no Club Med, com resorts em França, Itália e Suíça.

Club Med Ski - Pioneiros em férias de esqui tudo incluído

Outros artigos a ler...
Natal nas pistas
As melhores épocas para esquiar nos Alpes franceses
(/ski-holidays/ski-hub/skiin...