O guia definitivo das estâncias de esqui da Suíça

O guia definitivo das estâncias de esqui da Suíça

Apesar de ser um país pequeno, o facto é que a Suíça tem imensos locais para esquiar. O grande número de estâncias de esqui da Suíça significa que existe uma grande variedade de oferta para todos os níveis de praticantes de esqui. Contudo, a escolha pode tornar-se difícil. Neste guia, apresentamos os melhores locais para esquiar na Suíça, dependendo daquilo que procura.

Pelo estilo de vida: St. Moritz

Escusado será dizer que St. Moritz é uma das estâncias de esqui mais famosas e conceituadas do mundo. Esta glamorosa estância é frequentada pelos ricos e famosos há mais de cem anos. De estrelas de cinema à realeza, todas as celebridades dignas desse nome já foram fotografadas a descer as pistas ou a beber champanhe nesta estância.

Contudo, a decadência e a exclusividade são apenas uma vertente de St. Moritz, que é também um excelente local para esquiar. Dispõe de cerca de 354km de pistas divididas em quatro setores e de muitos teleféricos para levá-lo aos pontos mais altos. Existe muita oferta, quer para iniciantes, quer para especialistas, mas é importante destacar que a enorme variedade de pistas longas e de inclinação moderada é perfeita para praticantes de nível intermédio.

St. Moritz acolhe ainda alguns marcos históricos dos desportos de inverno. Além de ser a única pista de gelo natural do mundo, a Pista Olímpica de Tobogã de St. Moritz-Celerina recebe também a corrida de tobogã mais antiga da história. Reservada aos corajosos, permite aos caçadores de emoções deslizarem entre o piloto e o responsável pela travagem a velocidades que podem atingir os 135 km/h. A pista está aberta aos hóspedes* entre o final de dezembro e o início de março, a um custo que ronda os 200€ por pessoa.

*Com idade mínima de 16 anos

Para iniciantes: Saas-Fee

Dada a predominância de pistas pretas e percursos fora de pista, encontrar estâncias de esqui para iniciantes na Suíça pode ser mais complicado do que parece. Contudo, com os seus 37km de percursos para iniciantes, pistas de treino e inúmeras escolas de esqui, é difícil encontrar uma melhor estância para novatos do que Saas-Fee.

Localizada perto da fronteira com Itália, a aldeia situa-se a 1800m acima do nível do mar e é conhecida como a "Pérola dos Alpes". Esta designação é um prenúncio da beleza que irá aqui encontrar. Esta aldeia sem trânsito proporciona uma série de experiências únicas, desde o Pavilhão de Gelo - uma enorme gruta repleta de esculturas de gelo localizado no coração de um glaciar - até um restaurante giratório situado a 3500 metros acima do nível do mar, que é o restaurante giratório mais alto do mundo.

Além de instalações ideais para estreantes, Saas-Fee oferece também oportunidades perfeitas para aprofundar o que aprendeu, com 96km pistas de nível intermédio. Até as pistas assinaladas a vermelho seriam consideradas azuis nas estâncias mais exigentes.

Para a família: Villars

Com uma combinação de pistas extensas e uma grande variedade de escolas de esqui e pistas para crianças, há espaço para todos em Villars. A estância situa-se a 1300m, numa encosta voltada a sul sobre o Vale do Ródano. Esta estância liga um grande número de zonas de esqui, incluindo a Glacier 3000, localizada no ponto mais alto dos Alpes Valdenses e aberta todo o ano. Pode ser um pouco difícil chegar até lá a partir de Villars, mas as vistas de cortar a respiração e a neve perfeita valem a pena.

Villars destaca-se especialmente quando se trata de atividades fora de pista. Há corridas de tobogã, passeios de trenó e sete percursos diferentes para caminhadas com raquetes de neve, dos quais 3km são adequados para carrinhos de bebé. As linhas de comboio que percorrem a montanha são também uma excelente forma de apreciar a magnífica paisagem. Além disso, está a uma curta distância de carro do aeroporto de Genebra, reduzindo o número de vezes que as crianças perguntam se falta muito para chegar.

Para os entusiastas do esqui: Verbier

Se pretende aumentar a sua destreza a esquiar, Verbier é o local perfeito. Esta estância suíça faz parte da região de esqui de 4 Vallées, que inclui Val de Bagnas, Nendaz, Veysonnaz e La Tzoumaz. De todas estas estâncias, Verbier é a maior e mais famosa e tem razões para isso: as suas pistas são conhecidas por estarem entre as melhores do mundo.

Com 400km de pistas e 80 de teleféricos, Verbier é um parque de diversões para praticantes de todos os níveis. Contudo, este é um parque recomendado especialmente para os praticantes mais experientes, pois 40% da área está classificada como sendo de nível avançado. Algumas das pistas mais conhecidas são Gentianes e Tortin, cujas descidas incrivelmente acentuadas são impróprias para os mais impressionáveis.

Mont Fort é também incontornável quando se visita Verbier. Situado a 3300m, é o ponto mais elevado da região de esqui e acessível apenas por teleférico. Lá em cima desfruta de umas vistas incomparáveis sobre a região, incluindo o Matterhorn, e quando estiver preparado para descer, as possibilidades são infinitas. Para os caçadores de emoções, é um paraíso de percursos fora de pista.

Espreite a nossa seleção de férias de esqui Tudo Incluído premium na Suíça.

Club Med Ski - Pioneiros em férias de esqui tudo incluído