Porque é que o snowboard pode ser para si

Porque é que o snowboard pode ser para si

Dicas de especialistas sobre como praticar snowboard em qualquer idade

O snowboard pode ser intimidante, mesmo para esquiadores experientes, mas, na verdade, é um excelente desporto para iniciantes. Tammy Esten, instrutora de snowboard britânica e fundadora da MINT Snowboarding, sediada em Morzine, revela que o que mais preocupa as pessoas que pisam uma prancha pela primeira vez, o que pode correr mal quando tentam uma vez e não têm sucesso e porque devem experimentar este desporto.

Inscreva-se em aulas

Em férias de snowboard para iniciantes, as aulas são obrigatórias, pois não basta experimentar por conta própria. "O desporto perde muitos iniciantes porque as pessoas tentam praticá-lo sozinhas , afirma Tammy. "É algo que vemos com bastante frequência: pessoas a alugarem uma prancha e a experimentarem sozinhas."

O snowboard para iniciantes é um desafio e o potencial para lesões é elevado, mas pode ser divertido se for praticado corretamente.

"Muitas pessoas inscrevem-se em aulas e alugam uma prancha, depois vão experimentar sozinhas antes da aula e partem um pulso. Em muitos casos, são pessoas que já sabem esquiar. Mesmo que saiba esquiar, isso não significa que possa simplesmente pegar numa prancha de snowboard e experimentá-la", refere Tammy.

O snowboard é adequado para todo o tipo de pessoas de qualquer idade

O snowboard está rodeado de uma certa "aura" e é frequente as pessoas partirem do princípio que é preciso usar roupas largas e ter o cabelo comprido. Apesar de isso atrair muitas pessoas, nomeadamente adolescentes rebeldes, não deixe que isso o desmotive, afirma Tammy.

"A nossa tarefa enquanto instrutores é desmistificar essa imagem. O snowboard é, e deveria ser, visto como estando aberto e acessível a todos, pois todos temos de começar por algum lado. E não se preocupe com o que deve usar para praticar snowboard, pois pode aproveitar o mesmo material que usa para esquiar."

Muitos aspirantes a praticantes de snowboard pensam também que são demasiado velhos para aprender esta modalidade. "Quando sobem para uma prancha de snowboard pela primeira vez, as pessoas têm medo de cair e de se magoarem. Existe a noção de que é um desporto para jovens, mas não é necessariamente assim", refere Tammy. "Já ensinei um aluno de 73 anos a partir do zero e ensinamos crianças a partir dos três anos de idade. Pode ser uma excelente atividade para praticar em família."

A aprendizagem do snowboard nem sempre é rápida

Algumas pessoas pensam que o snowboard é mais fácil de aprender do que o esqui, mas apesar de a curva de aprendizagem poder ser bastante mais rápida no início, não deve parar de ter aulas, alerta Tammy.

"A prática do snowboard é algo natural para muitas pessoas, mas outros consideram este desporto tão difícil como o esqui. É possível chegar a um nível intermédio muito rapidamente em comparação com o esqui, mas a evolução pode parar aí, a menos que frequente um curso, especialmente se tiver falta de confiança", explica Tammy. "Muitas vezes as pessoas ficam assustadas na primeira vez que fazem manobras que lhes exigem que apontem a prancha no sentido da descida."

O segredo para aprender a praticar snowboard é continuar a tentar pois, de repente, todas as peças se irão encaixar no sítio certo. Geralmente, são necessário três dias para ganhar confiança e o Club Med oferece cinco dias de aulas. De acordo com um Especialista em Viagens de Esqui do Club Med, o calendário para a aprendizagem do snowboard deve ser o seguinte:

1.º dia: Conhecer o equipamento antes de aprender a subir para a prancha e ganhar equilíbrio. Depois irá aprender a controlar a velocidade e a conduzir a prancha.

2.º dia: Aprender a ligação entre as primeiras manobras na pista para iniciantes, melhorar o movimento e aumentar gradualmente a firmeza.

3.º dia:
Passar para as pistas abertas, colocando todos os conhecimentos adquiridos em prática. Irá também aprender a distinguir os diferentes tipos de neve e de terreno e a adaptar a sua técnica.

4.º dia: É chegado o momento de enfrentar descidas mais acentuadas, experimentar alguns percursos fáceis fora de pista e aprender a dar pequenos saltos.

5.º dia: O instrutor irá dar-lhe feedback sobre a sua evolução até ao momento e recomendar-lhe descidas e técnicas para que possa avançar. A partir desse momento, tem toda a liberdade para desfrutar as pistas como um praticante de pleno direito.

Equipamento confortável

O equipamento de snowboard é definitivamente mais fácil de usar e mais confortável do que o de esqui. Além disso, permite caminhar com mais facilidade. As calças devem ser mais largas para permitir uma maior liberdade de movimentos e o material de proteção contra impactos, nomeadamente joelheiras, calças de proteção e protetores de pulsos, é obrigatório para os iniciantes.

"A reação inicial dos praticantes de esqui quando calçam umas botas de snowboard é sempre acharem que são muito confortáveis", afirma Tammy, com uma gargalhada. "Contudo, não se esqueça de apertar as botas corretamente, pois não são um par de sapatilhas largas! O equipamento também é mais confortável em termos de deslocação, pois tem apenas uma prancha, em vez de dois esquis e dois bastões. Comecei a esquiar aos dois anos de idade, mas hoje em dia, quando vou esquiar, sinto que chegar aos teleféricos é extremamente incómodo!"

Exercícios de preparação física e snowboard

Quando está a aprender um desporto novo, vai evoluir mais rápida e facilmente se tiver uma preparação física adequada. Pensar que não precisa de estar em boa forma física para embarcar numas férias de snowboard para iniciantes não faz qualquer sentido, afirma Tammy.

"O snowboard é cansativo, especialmente na primeira ou segunda semana, no caso dos iniciantes. Atingir um bom nível de preparação física básica com antecedência é o primeiro passo para o sucesso. É uma pena quando as pessoas ficam exaustas após algumas descidas. As crianças que andam de skate ou os praticantes de surf já têm uma vantagem inicial e entram mais rapidamente no ritmo. Saber deslizar lateralmente é uma verdadeira vantagem, pois irá utilizar músculos semelhantes."

Alguns exercícios de snowboard simples, mas eficazes, incluem andar de bicicleta, nadar, agachamentos com salto, afundos e elevações.