Encontrar a melhor estância de esqui italiana para si

Encontrar a melhor estância italiana para si

Está a pensar viajar até Itália para a sua próxima aventura de esqui? Aqui encontra tudo aquilo que precisa de saber.

A lista de motivos para fazer férias de esqui em Itália é interminável. As pessoas são simpáticas e descontraídas, a comida é deliciosa (tal como o vinho), os preços tendem a ser mais baratos do que noutros destinos de esqui europeus e, acima de tudo, as pistas são perfeitas.

Existe uma grande variedade de estâncias de esqui em Itália, mas escolher a mais adequada pode ser uma tarefa difícil. Tudo depende daquilo que procura…

Para iniciantes: Cervínia, Itália

Zona de esqui: Breuil-Cervinia Valtournenche Zermatt

Pistas: 380km de pistas: 27 pretas, 30 vermelhas, 73 azuis, 0 verdes
As férias de esqui em Itália atingiram o pico de popularidade e acessibilidade, mas todos sabemos que não há nada mais intimidante do que ser um esquiador iniciante rodeado de amigos experientes. Alguns resorts são melhores para iniciantes do que outros, e Cervínia é definitivamente um dos melhores.

Além de vistas impressionantes do Matterhorn, Cervínia oferece declives suaves aparentemente infinitos, dando aos praticantes de esqui a oportunidade de praticar e aprofundar o que aprenderam nas aulas. E com duas escolas de esqui e imensas pistas para crianças, não há motivos que impeçam os novos esquiadores de aproveitarem ao máximo as descidas perfeitas desta estância.

Outro bom motivo para visitar Cervínia é a altitude, pois aos 2050m é uma das estâncias mais altas dos Alpes. É quase sempre garantido que irá encontrar neve de ótima qualidade entre novembro e maio e longos dias de sol no final da temporada de esqui.

Para a família: Pragelato, Itália

Área de esqui: La Vialattea

Pistas: 440km de pistas: 42 pretas, 118 vermelhas, 54 azuis, 30 verdes
Levar a família inteira a esquiar pode ser uma experiência mágica, mas também stressante, e encontrar uma estância adequada para crianças pode não ser uma tarefa fácil. Felizmente, Pragelato tem um pouco de tudo. Este belíssimo resort orientado para família está estruturado como uma aldeia, com pitorescos chalés espalhados pelas encostas que criam o cenário perfeito para incursões pela região.

Muitas estâncias de esqui podem parecer concorridas e agitadas, mas o que torna Pragelato especialmente perfeito para uma viagem em família é o seu caráter tranquilo, intocado e isolado. Ao percorrer as suas paisagens perfeitas, quase poderá sentir que está sozinho, o que tornará a sua viagem verdadeiramente inesquecível.

Contudo, não se deixe enganar pela natureza compacta e íntima do resort: na verdade, situa-se no coração da The Via Lattea (Via Láctea) - a segunda maior área de esqui da Europa - que acolheu os eventos de salto de esqui e cross-country dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim em 2006. O teleférico, construído recentemente, leva-o até à cidade rapidamente.

Para os aventureiros: Alagna, Itália

Área de esqui: Monterosa

Pistas: 132km de pistas: 6 pretas, 2 vermelhas, 54 azuis, 30 verdes
Alagna é reconhecido internacionalmente como um dos melhores destinos de esqui fora de pista do mundo. As ruas tranquilas da aldeia e pitorescos edifícios de madeira fazem com que tenha um ambiente muito diferentes das estâncias de esqui convencionais. Situada no sopé do Monte Rosa, uma das montanhas mais altas da Europa, esta localidade é famosa por ter a melhor seleção de percursos longos fora de pista valeu-lhe a distinção de capital do freeride dos Alpes.

Além de ser um paraíso para os praticantes de esqui fora de pista, Alagna também é o local perfeito para a prática de montanhismo. De facto, após o nascimento do montanhismo na segunda metade do século XIX, muitos dos habitantes da cidade tornaram-se nos primeiros carregadores e guias da região. Por esse motivo, a cidade desempenhou um papel crucial na evolução desta emocionante e, muitas vezes traiçoeira, atividade.

Alagna é o destino perfeito se a vida noturna das outras estâncias italianas não for um atrativo para si e se preferir concentrar-se em atividades de exploração e resistência.

Para quem gosta de festas: Livigno

Área de esqui: Alta Valtellina

Pistas: 110Km de pistas: 2 pretas, 37 vermelhas, 29 azuis
Se procura um local onde o après-ski é tão apreciado como a própria prática do esqui, é a estância ideal para si.(https://en.wikipedia.org/wiki/Livigno).

Além de ser uma belíssima estância e um ótimo local para esquiar, a cidade tem nada mais nada menos do que 150 bares, o que significa que encontrará sempre o lugar perfeito para relaxar após um longo dia nas pistas. Para além disso, o facto de ser uma cidade com estatuto "duty-free" é garantia de alimentação e bebidas a preços acessíveis.

As encostas de Livigno são especialmente indicadas para iniciantes ou praticantes de nível intermédio, por isso, se for mais experiente, talvez esta não seja a melhor estância para si. Contudo, se pretende esquiar de forma descontraída e desfrutar de um après-ski noturno, esta estância preenche todos os requisitos.

O Club Med dispõe de uma variedade de resorts de esqui em Itália, nomeadamente um luxuoso retiro de montanha em Cervínia e um tranquilo resort orientado para a família na região de Piemonte, Pragelato Vialattea.

Club Med Ski - Pioneiros em férias de esqui tudo incluído