CARTA DE PROTECÇÃO

Dados Pessoais

Club Med SAS, registado sob o número 572 185 684 RCS Paris, (daqui em diante "Club Med" ou "nós"), atribui grande importância à protecção dos seus dados pessoais e presta muita atenção ao cumprimento das disposições de protecção relativas à privacidade e ao tratamento de dados pessoais, em particular o regulamento europeu relativo à protecção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados (Regulamento da UE 2016/679 de 26 de Abril de 2016), a lei de 6 de Janeiro de 1978 conhecida como "Informatique et libertés" com as alterações que lhe foram introduzidas (doravante a "Legislação actual").

A finalidade desta carta de protecção de dados pessoais (adiante designada por "Carta") é descrever como e quando o Club Med, enquanto responsável pelo tratamento de dados, recolhe, utiliza e comunica determinados dados pessoais (adiante designados por "Dados") que nos envia para satisfazer as suas necessidades, mas também para optimizar e melhorar a qualidade dos serviços que lhe oferecemos.

  • Em que casos é que esta Carta se aplica?
  • Que dados são recolhidos pelo Club Med?
  • Como utilizamos os Dados que recolhemos?
  • Porque é que o Club Med usa cookies?
  • Durante quanto tempo guardamos os seus dados?
  • Quais são as categorias de destinatários dos seus Dados?
  • Em que base jurídica são processados os seus Dados?
  • Quais são os seus direitos?
  • Os seus dados são transferidos para fora da União Europeia?
  • Como o Club Med protege os seus Dados.
  • Revisão da Carta

1.EM QUE CASOS É QUE ESTA CARTA SE APLICA?

Esta Carta informa-o sobre os métodos de recolha, processamento e utilização dos seus Dados quando :

  • reserva um pacote de férias ou serviços específicos com o Club Med ;
  • visita o(s) sítio(s) web do Club Med ou a(s) nossa(s) aplicação(ões) móvel(is) (doravante, juntos, o "Site");
  • subscreve as nossas notícias Club Med (informações sobre produtos e ofertas promocionais) e conteúdos personalizados;
  • contacta o nosso departamento de relações com clientes;
  • participa nos nossos concursos.

2. QUE DADOS SÃO RECOLHIDOS PELO CLUB MED?

2.1 Informação que nos fornece directamente

Fornece-nos dados, em particular:

  • quando se regista no Sítio, preenchendo vários formulários relacionados com a sua conta ou carregando Dados;
  • quando subscreve um pacote de férias ou serviços específicos;
  • quando se participa num concurso;
  • ao preencher um questionário do Club Med;
  • quando comunica com o nosso departamento de relações com clientes.

Esta informação pode conter, por exemplo

  • o(s) seu(s) nome(s) e apelido(s),
  • a sua data de nascimento,
  • o seu género,
  • o seu endereço postal,
  • o seu endereço electrónico,
  • o(s) seu(s) número(s) de telefone,
  • os seus métodos de pagamento,
  • o seu histórico de reservas.

O mesmo se aplica a todas as informações que nos fornece relativamente às pessoas para quem reserva um pacote de férias. O utilizador compromete-se a obter o seu consentimento prévio para fornecer os seus Dados.

Pode optar por não nos fornecer certas informações; no entanto, esta decisão pode privá-lo de alguns dos serviços e funcionalidades que oferecemos. A informação essencial para a prestação dos nossos serviços e características é identificada por um asterisco nos nossos formulários de recolha.

2.2 Dados recolhidos automaticamente

Ao navegar no Site, o Club Med pode recolher, em estrita conformidade com a Legislação em vigor e com os seus direitos, Dados relativos a

  • as características do sistema operativo, navegador ou dispositivos (computador, tablet, smartphone) que utiliza para aceder aos nossos serviços;
  • a sua localização, tal como o seu endereço IP;
  • os seus hábitos de navegação e as suas interacções com o conteúdo do Sítio, tais como as páginas visitadas, as palavras-chave de pesquisa utilizadas, a frequência das suas visitas ao Sítio, os anúncios em que clica.

Estes Dados de Navegação são recolhidos em particular por meio de cookies. Para mais informações sobre cookies, consultar o Artigo 4.

3. COMO UTILIZAMOS OS DADOS QUE RECOLHEMOS?

3.1 Dados de outras fontes

Podemos também recolher Dados de terceiros, incluindo redes sociais, quando utiliza a sua conta junto desses terceiros para se registar ou entrar nos nossos serviços. Quando o fizer, será informado dos Dados que o terceiro em causa nos está a transmitir.

Utilizamos, armazenamos e processamos os seus Dados para processar os seus pedidos, gerir a nossa relação comercial, optimizar os nossos serviços e ferramentas para criar e manter um ambiente mais seguro e digno de confiança, e para cumprir as nossas obrigações legais, tal como se estabelece abaixo.

3.2 Cumprimento de contratos entre nós

Utilizamos os seus Dados para nos permitir gerir o seu registo para um pacote de férias e para realizar os vários serviços a ele associados.

Os seus Dados serão utilizados em particular para recolher os seus pagamentos, para o informar por SMS, e-mail ou qualquer outro meio de comunicação sobre os termos e condições do contrato entre nós (informações sobre a sua viagem, sobre possíveis atrasos de transporte, sobre o seu programa de fidelidade "Grandes Membros", proposta de serviços adicionais para as suas férias organizadas, etc.).

No decurso do nosso negócio, podemos utilizar parceiros comerciais para prestar determinados serviços em nosso nome.

Por exemplo, não temos a nossa própria frota de aviões, comboios ou carruagens. Por conseguinte, somos obrigados a celebrar contratos com transportadores a fim de poder oferecer-lhe transporte para as nossas aldeias. Como resultado, alguns dos seus Dados (apelido, nome próprio, data de nascimento, etc.) serão transmitidos à transportadora para que esta possa emitir o seu bilhete.

No entanto, os nossos parceiros comerciais não podem utilizar os seus Dados para qualquer outro fim que não seja o necessário para a execução dos serviços que solicitou. Finalmente, são obrigados a processá-lo em estrita conformidade com a Legislação em vigor.

3.3 Fornecer-lhe acesso ao Sítio e a certos serviços

Os Dados fornecidos permitem-nos identificá-lo de modo a aceder à sua área no Site (doravante a "Área do Cliente"), cujo acesso é reservado a pessoas autenticadas.

3.4 Envio das nossas notícias e conteúdos personalizados do Club Med

Se, no momento da reserva de um pacote de férias, da criação da sua conta no Site ou posteriormente dentro da Área do Cliente, tiver assinalado a caixa ou preenchido o formulário que lhe permite receber notícias do Club Med (informações sobre produtos e ofertas promocionais) e conteúdos personalizados, então poderemos utilizar os seus Dados para lhe comunicar, de acordo com as suas preferências (em particular por e-mail, SMS, telefone ou correio)

  • informação sobre o Sítio;
  • convites para eventos do Club Med que possam ser do seu interesse
  • informação sobre as nossas ofertas;
  • informações sobre actualizações da Carta ou medidas de segurança.

Pode, em qualquer altura, opor-se às comunicações comerciais do Club Med (i) clicando no link de cancelamento da subscrição ou seguindo o procedimento de objecção indicado nestas comunicações, ou (ii) contactando-nos conforme descrito no artigo 8 abaixo. Também pode opor-se à prospecção telefónica inscrevendo-se no Bloctel.

Podemos também utilizar os seus Dados para lhe enviar mensagens publicitárias que possam ser do seu interesse em sites de terceiros ou plataformas de redes sociais. Para mais informações sobre este assunto, convidamo-lo a ler as condições relacionadas com a utilização dos seus Dados directamente nestes sites e/ou plataformas de terceiros.

3.5 Para efeitos de perfil

Podemos também processar os seus Dados para efeitos de perfil.

O perfil consiste no tratamento automatizado dos seus Dados a fim de analisar, antecipar e avaliar os seus interesses e preferências a fim de lhe enviar conteúdos personalizados e ofertas comerciais adaptadas às suas necessidades específicas.

Club Med só partilhará os seus Dados com fornecedores de serviços terceiros para determinar o seu perfil e preferências com maior precisão e para lhe enviar conteúdos mais relevantes relacionados com o Club Med. Em nenhuma circunstância o Club Med partilhará os seus dados com parceiros comerciais.

Pode, em qualquer altura, opor-se à utilização dos seus Dados para fins de perfil, acedendo à sua Área de Cliente ou contactando-nos conforme descrito no artigo 8 abaixo.

3.6 Optimizar o Site e melhorar a qualidade dos nossos serviços

Utilizamos os seus Dados para realizar estudos, testes técnicos (que podem envolver a anonimização dos seus Dados), deduplicações, que nos permitem melhorar e optimizar o Site e personalizar as nossas ferramentas e serviços. Por exemplo, isto assegurará que a exibição dos nossos vários conteúdos seja adaptada ao terminal que está a utilizar, ou permitir-nos-á alojar os seus Dados em servidores ainda mais seguros, etc.

Podemos registar as suas trocas com os nossos consultores de vendas com o objectivo de melhorar a qualidade do serviço.

3.7 Lidar com as suas queixas

Quando contacta o nosso departamento de relações com clientes por telefone, através do formulário de contacto disponível no Site ou por qualquer outro meio disponibilizado pelo Club Med (redes sociais, chat, etc.), utilizamos os seus Dados (incluindo gravações das suas chamadas com o seu consentimento prévio) para :

  • responder-lhe e dar uma solução à sua queixa;
  • assegurar e gerir o seguimento da sua queixa
  • melhorar as relações com os clientes.

3.8 Para fins estatísticos e de inquéritos internos

Podemos utilizar os seus Dados para realizar vários estudos estatísticos e/ou solicitar a sua participação nos nossos próprios inquéritos.

3.9 Assegurar o cumprimento da lei e ordens judiciais

Os seus dados podem ser usados para:

  • responder a um pedido de uma autoridade administrativa ou judicial, de um representante da lei, de um funcionário judicial ou de cumprir uma ordem judicial;
  • assegurar o cumprimento dos nossos termos e condições gerais de venda e da Carta;
  • proteger os nossos direitos e/ou obter uma compensação por quaisquer danos que possamos sofrer ou limitar as consequências dos mesmos;
  • para evitar qualquer acção contrária às leis em vigor, particularmente no contexto da prevenção do risco de fraude.

3.10 Gerir a sua participação em concursos

Quando participa num concurso, fornece-nos uma certa quantidade de Dados. Esta informação é essencial para que possamos ter em conta a sua participação e, quando aplicável, para lhe atribuir o prémio.

Além disso, com o seu consentimento prévio e expresso, podemos utilizar estes mesmos Dados para lhe enviar notícias do Club Med (informações sobre produtos e ofertas promocionais) e conteúdos personalizados.

3.11 Gerir a sua participação em projectos de solidariedade identificados pela Fundação Club Med

Quando participa no fundo "Amigos da Fundação Club Med" que recolhe donativos financeiros dos nossos clientes que desejam apoiar projectos de solidariedade identificados pela Fundação Club Med, fornece-nos uma certa quantidade de Dados. Esta informação é essencial para que possamos ter em conta a sua participação e, se necessário, para emitir o seu recibo fiscal.

4. PORQUE É QUE O CLUB MED UTILIZA COOKIES OU OUTROS DISPOSITIVOS DE RASTREIO?

Club Med utiliza cookies e outros dispositivos de localização no seu website. Para saber mais sobre a utilização de cookies e outros dispositivos de rastreio pelo Club Med.

5. QUANTO TEMPO GUARDAMOS OS SEUS DADOS?

Em geral, os seus Dados são guardados apenas o tempo necessário para realizar as operações para as quais foram recolhidos.

Aqui estão os diferentes períodos de retenção dos Dados recolhidos pelo Club Med:

  • Os dados relativos a potenciais clientes são mantidos por um período máximo de 3 anos desde o último contacto que tiveram com o Club Med;

  • Os dados relativos aos clientes que subscreveram um pacote de férias são mantidos por um período de 3 anos após o fim da relação contratual com o Club Med, que expira no final do programa de fidelidade "Grandes Membros" (mais informações clicando no link "Programa Grandes Membros" no site do Club Med);

  • Os dados relativos aos clientes que subscreveram o Serviço Easy-Arrival são mantidos durante um período de 3 meses após o fim da estadia em questão;

  • As gravações das conversas telefónicas com os nossos consultores de vendas são mantidas por um período máximo de 1 ano;

  • As informações bancárias não são guardadas após o pagamento do seu pacote de férias e/ou dos serviços encomendados, excepto no caso de ter dado o seu consentimento para que fossem registadas ou no caso de pagamento recorrente, caso em que são guardadas durante o período de duração da nossa relação contratual;

  • os Dados recolhidos automaticamente por meio de Cookies, incluindo os relativos à navegação, são conservados por um período máximo de 13 meses;

  • Os dados relativos à sua participação em projectos de solidariedade identificados pela Fundação Club Med são conservados por um período de 3 anos;

  • Os dados relacionados com os documentos de identidade que nos envia quando exerce o seu direito de acesso ou rectificação são conservados por um período máximo de 12 meses;

  • Os dados relativos a um incidente que levou à sua inscrição na lista de incidentes do Club Med são mantidos até que o incidente de pagamento seja resolvido ou, na ausência de tal resolução, por um período de 5 anos;

  • As informações que nos permitem ter em conta os direitos das pessoas em causa a opor-se à recepção de prospecção comercial são conservadas por um período máximo de 3 anos a partir do exercício deste direito.

Podemos também apagar os seus Dados a seu pedido, nas condições estabelecidas no Artigo 8º.

No entanto, no final dos períodos acima mencionados, incluindo o seu pedido de eliminação, os seus Dados poderão ser arquivados a fim de cumprir as nossas obrigações legais, contabilísticas e fiscais (por exemplo: obrigação de reter facturas durante 10 anos de acordo com o Artigo L. 123-22 do Código Comercial Francês) e/ou durante o período de prescrição aplicável e/ou em caso de litígio durante a duração do referido procedimento.

6. QUAIS SÃO AS CATEGORIAS DE DESTINATÁRIOS DOS SEUS DADOS?

Podemos partilhar os seus Dados com vários terceiros, incluindo

  • com as nossas entidades filiadas, a fim de lhe fornecer os serviços solicitados ou actuar como subcontratante em conformidade com a Legislação em vigor;

  • os nossos parceiros comerciais, fornecedores e/ou subcontratantes que processam os seus Dados em nosso nome e de acordo com as nossas instruções, ou como controlador de dados para os fins detalhados no Artigo 3 (em particular empresas de transporte, companhias de seguros, autoridades aduaneiras, prestadores de serviços receptivos, instituições financeiras, subcontratantes técnicos, etc.). Temos especial cuidado em assegurar que estes terceiros ofereçam garantias suficientes para garantir a protecção e segurança dos seus Dados;

  • às autoridades francesas ou estrangeiras devidamente autorizadas, nomeadamente no contexto de uma acção judicial ou de um pedido de comunicação de informações.

7. SOBRE QUE BASE JURÍDICA SÃO OS SEUS DADOS TRATADOS?

De acordo com a Legislação em vigor, contamos com várias bases legais para processar os seus Dados, incluindo

  • o seu consentimento prévio e expresso para o tratamento dos seus Dados para uma das finalidades referidas no artigo 3 ;
  • a execução do contrato entre nós ou a execução de medidas pré-contratuais tomadas a seu pedido;
  • a necessidade de cumprir uma obrigação legal ou de nos defendermos em caso de processo judicial;
  • o cumprimento do interesse legítimo que o Club Med está a perseguir.

8. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS?

8.1 Os seus direitos de acesso, rectificação, supressão e objecção

Pode pedir-nos para aceder, rectificar, actualizar, limitar ou apagar as suas informações pessoais.

Também tem o direito de se opor ao processamento dos seus Dados.

8.2 O direito à portabilidade dos seus dados

O direito à portabilidade oferece-lhe a possibilidade de recuperar parte dos Dados que lhe dizem respeito, nomeadamente

  • os Dados que nos transmitiu directamente, conforme detalhado no Artigo 2.1 ;
  • os Dados gerados pelas suas actividades no Site, conforme detalhado no artigo 2.2.

Procuraremos satisfazer o seu pedido dentro de um prazo razoável e, em qualquer caso, dentro dos prazos estabelecidos pela Legislação aplicável.

8.3 Definição de instruções sobre o que fazer com os seus dados

Tem o direito de definir directivas gerais ou específicas relacionadas com a retenção, eliminação e comunicação dos seus Dados post mortem.

Para exercer todos estes direitos, pode enviar :

  • ou, uma carta para o seguinte endereço Club Med, Departamento de Relações com Clientes, 11 rue de Cambrai, 75957 Paris Cedex 19, França,
  • ou, um e-mail para o seguinte endereço: mesdonnees@clubmed.com, especificando no assunto do seu e-mail "exercício dos meus direitos".

Se houver dúvidas razoáveis sobre a sua identidade, podemos pedir-lhe informações adicionais necessárias para confirmar a sua identidade.

Em qualquer momento, se sentir que os seus direitos não foram respeitados, pode apresentar uma queixa ao Responsável pela Protecção de Dados do Club Med (RPD) cujos dados de contacto são DPO - Service Relation Clients, 11 rue de Cambrai, 75957 Paris Cedex 19, França dpo@clubmed.com.

9. OS SEUS DADOS ESTÃO A SER TRANSFERIDOS PARA FORA DA UNIÃO EUROPEIA?

Podemos transferir os seus Dados para países fora da União Europeia para os fins descritos na presente Política.

Para cada uma destas transferências, garantimos que os seus Dados beneficiam de um nível de protecção equivalente ao oferecido na Europa.

As transferências são feitas apenas para países que são reconhecidos como fornecendo um nível adequado de protecção de dados pela Comissão Europeia.

Os dados podem ser transferidos para um país que não oferece um nível de protecção adequado, em particular se as suas férias organizadas tiverem lugar num tal país. Neste caso, o Club Med e os seus parceiros ou prestadores de serviços comprometem-se a enquadrar a transferência através de garantias adequadas (tais como as cláusulas contratuais-tipo da Comissão Europeia) que poderá solicitar ao RPD no endereço indicado acima.

10. A PROTECÇÃO DOS SEUS DADOS PELO CLUB MED

O Club Med compromete-se a garantir a integridade e fiabilidade dos Dados que lhe são confiados, nomeadamente tomando todas as medidas físicas, organizativas e logísticas necessárias para evitar qualquer alteração ou destruição dos referidos Dados, em particular garantindo o acesso seguro apenas às pessoas autorizadas a tratá-los.

11. REVISÃO DA CARTA

O Club Med poderá ser obrigado a modificar esta Carta, em particular se a Legislação em vigor mudar. Qualquer modificação será publicada no Sítio ou ser-lhe-á comunicada por correio electrónico.