Mergulho no Algarve

Os melhores pontos de mergulho em Algarve

Se a beleza do Algarve e o seu clima quente já convenceram muitos turistas, poucos mergulhadores sabem que as águas que banham esta região de Portugal lhes reservam surpresas fabulosas. Descubra os melhores locais de mergulho no Algarve para uma estadia aventureira!

Locais de mergulho no Algarve para principiantes

Quando falamos de locais de mergulho em Portugal, pensamos frequentemente nos Açores, na Madeira ou nas Ilhas Berlengas. No entanto, a costa algarvia, que se estende por quase 200 quilómetros, está também pontilhada de locais de mergulho para todos os níveis. Assim, se for um principiante, a água turquesa do oceano em redor de Arriefes dar-lhe-á as boas-vindas sob os melhores auspícios. Localizado em Albufeira, este local tem uma profundidade máxima de 20 metros e correntes fracas: perfeito para aprender os prazeres do mergulho submarino! A poucos quilómetros de distância, Armação de Pêra acolhe também um local de mergulho no Algarve (Pedra do Alto) onde os principiantes serão capazes de se tratar com grandes sensações durante uma viagem de mergulho. A profundidade é novamente de cerca de 20 metros. Nestes dois locais de mergulho não muito longe de Faro, em Portugal, o recife é o lar de muitas espécies de peixes multicoloridos, mas também moreias impressionantes, nudibrânquios, peixes gatilho e cavalos marinhos.

Sabia disso? Mergulhe no Algarve sempre que quiser!

Ao largo da costa de Faro, Portugal tem uma temperatura de água entre 21°C e 24°C no Verão. A visibilidade é perfeita qualquer que seja a profundidade. Esta estação é a mais popular para umas férias de mergulho. No entanto, o mergulho no Algarve é também muito agradável na Primavera e no Outono. A temperatura da água do oceano não descerá então abaixo dos 17°C, mas quanto mais profunda for, mais baixa será a temperatura. No Inverno, o oceano pode ser caprichoso. Mas, quando o tempo e a ondulação o permitem, mergulhar no Algarve ainda é bastante possível!

Descubra o Resort Club Med Portugal

Mergulho no Algarve: os melhores locais para peritos

Quanto mais o seu nível melhorar, mais os pontos de mergulho do Algarve lhe proporcionarão experiências inesquecíveis. Comece com a caverna submarina de Sagres, onde os raios solares tingem a água do oceano com tonalidades turquesa e esmeralda. Depois continue a sua viagem de mergulho até ao naufrágio do 19. Afundado durante a Primeira Guerra Mundial, este barco encontra-se a uma profundidade de 30 a 35 metros. Vista um fato adaptado à temperatura da água e explore o vibrante naufrágio a caminho de Faro em Portugal a partir de Sagres, parando nas formações rochosas de Porto de Mós ou Ponta da Piedade, dois dos locais de mergulho mais populares do Algarve. A profundidade varia de lugar para lugar, mas mergulhadores experientes poderão desfrutar plenamente desta paisagem subaquática entre cavernas submersas, túneis, picos rochosos e nichos que abrigam uma fauna colorida. Esponjas, corais e anémonas serão revelados na sua viagem de mergulho no Algarve.

Onde encontrar locais de mergulho sobre vestígios arqueológicos e naufrágios?

Se os arredores de Faro em Portugal estão cheios de locais de mergulho com relevo natural abrigando uma fauna e flora soberbamente preservadas, aproveite também as suas férias de mergulho no Algarve para descobrir o ponto artificial do Renascimento dos Oceanos. Localizado ao largo da costa de Portimão oferece um circuito à volta de quatro naufrágios de navios da Primeira Guerra Mundial. Um mergulho de 15 metros abaixo do nível do oceano permitir-lhe-á chegar ao topo dos navios enterrados, onde gobies, pedras e polvos se estabeleceram. Os mergulhadores mais experientes podem descer a uma profundidade de 32 metros para explorar o Renascimento Oceânico sem limites, um dos locais de mergulho mais impressionantes do Algarve, mas a descoberta dos tesouros enterrados do oceano não pára por aí. Continue a sua viagem de mergulho com uma paragem no Museu Subaquático da Boca do Rio. Ao largo da praia de Salema, em Vila do Bispo, numerosos vestígios arqueológicos submersos testemunham a importância da costa algarvia na história do desenvolvimento comercial de Portugal. Ao longo deste itinerário subaquático, a sinalização permitir-lhe-á saber tudo sobre as descobertas que vai fazer neste local de mergulho no Algarve. Tanto principiantes como peritos poderão mergulhar a uma profundidade adaptada para explorar o oceano, os seus surpreendentes relevos e a sua fauna multicolorida. Voe para Faro em Portugal e parta sem hesitação para umas férias de mergulho memoráveis ao largo do Algarve.

Também lhe podem interessar...

Para saber mais

Ao continuar a sua visita ao sítio Web do Club Med, aceita a utilização de cookies para personalizar a sua navegação, melhorar a sua experiência e aceder a serviços e ofertas ajustados aos seus interesses.

Para saber mais clique aqui