Todas as caminhadas para fazer em Portugal
As mais belas caminhadas a fazer em Portugal, numa natureza extremamente preservada!
Caminhadas em Portugal? Significa mergulhar em penhascos de cor ocre, vales que levam a praias secretas, dunas e tapetes de flores multicoloridas, tudo acompanhado de uma gastronomia excepcional...
OS SETE VALES
O sul do Algarve é dominado pela natureza e oferece a oportunidade de experimentar algumas das caminhadas mais impressionantes de Portugal. A partir de Maio, o clima é particularmente ensolarado, enquanto que os Invernos são também excepcionalmente amenos. Ideal para percorrer os trilhos da região!
Entre os vários circuitos a serem feitos na zona, apostar no dos Sete vales suspensos, estendidos em 11 quilómetros e meio. Este trilho algarvio deve seguir a linha costeira ao longo das falésias. Esta é uma oportunidade para admirar panoramas sublimes ao longo do caminho. Recomenda-se que comece a sua caminhada em Algar Seco, um local magnífico cuja rocha é belamente moldada pela erosão. Uma passarela de madeira ao longo do percurso pedestre leva-o naturalmente à praia de Vale de Centenaes, onde a caminhada começa normalmente.
Durante o seu passeio a pé, deparar-se-á com uma das jóias da região, a caverna de Benagil. A caverna é o lar de impressionantes rochas esculpidas por ondas que mergulham directamente na água turquesa, e é adornada com uma vasta gama de cores. Durante a sua caminhada, só o pode ver de cima. Depois, pode apanhar um barco para ver este fenómeno natural de perto das praias de Benagil, Carvoeiro, Ferragudo ou Portimão.
PONTA DA PIEDADE
A Ponta da Piedade é provavelmente uma das caminhadas mais selvagens em Portugal, dada a sua localização. O percurso é uma sucessão de rochas ocres e vermelhas recortadas, formando um desfile de arcos, agulhas e cavidades com formas curiosas esculpidas pelas águas. Ao amanhecer ou ao pôr-do-sol, a área é drapeada numa luz dourada, proporcionando um pano de fundo ainda mais impressionante para a sua caminhada.
Há duas formas de visitar a Ponta da Piedade: por terra, utilizando os muitos caminhos ao longo da costa, ou por mar, num pequeno barco de pesca, navegando entre as esculturas rupestres.
Os mais desportivos preferirão explorar a área em caiaque ou remar de pé. Se for um caminhante entusiasta, gostará de aceder às belas enseadas enquanto observa o mar a partir das alturas durante o seu passeio.
Resort em Portugal
Caminhadas no Alentejo
Espalhado por 75.000 hectares, este parque natural no sudoeste de Portugal é para os amantes de paisagens intocadas. Longe do caminho batido, esta zona costeira está dividida numa série de enseadas protegidas por falésias de cor laranja, onde o oceano azul lança as suas ondas.
Durante o nosso passeio, atravessamos vales encantadores que conduzem a praias discretas, por vezes atravessadas por uma cadeia de dunas. Os observadores de aves poderão desfrutar das muitas aves que habitam estas terras selvagens, incluindo a águia-pesqueira, o papagaio e o pombo das rochas.
Durante a sua caminhada, notará que algumas partes do parque parecem estar intocadas pela actividade humana, uma vez que predomina a vegetação selvagem. O parque foi concebido para manter a urbanização ao mínimo, a fim de permitir que a natureza se exprima livremente. Como resultado, a área tem apenas 20.000 habitantes.
Portugal é um destino ideal para os viajantes que querem caminhar em zonas onde há pouco tráfego e onde a natureza é o único companheiro. Para fazer as suas caminhadas em Portugal da forma correcta, absorva a filosofia do país de levar o seu tempo a admirar o seu ambiente. Dolce vita é a palavra-chave.