Todas as caminhadas
para fazer em Portugal

As mais belas caminhadas a fazer em Portugal, numa natureza extremamente preservada!

Caminhadas em Portugal? Significa mergulhar em penhascos de cor ocre, vales que levam a praias secretas, dunas e tapetes de flores multicoloridas, tudo acompanhado de uma gastronomia excepcional...

BRINCAR AOS AVENTUREIROS NO TRILHO DAS SETE COLINAS

O sul do Algarve é dominado pela natureza e oferece a oportunidade de experimentar algumas das caminhadas mais impressionantes de Portugal. A partir de Maio, o clima é particularmente ensolarado, enquanto que os Invernos são também excepcionalmente amenos. Ideal para percorrer os trilhos da região!

Entre os vários circuitos a serem feitos na zona, apostar no dos Sete vales suspensos, estendidos em 11 quilómetros e meio. Este trilho algarvio deve seguir a linha costeira ao longo das falésias. Esta é uma oportunidade para admirar panoramas sublimes ao longo do caminho. Recomenda-se que comece a sua caminhada em Algar Seco, um local magnífico cuja rocha é belamente moldada pela erosão. Uma passarela de madeira ao longo do percurso pedestre leva-o naturalmente à praia de Vale de Centenaes, onde a caminhada começa normalmente.

Durante o seu passeio a pé, deparar-se-á com uma das jóias da região, a caverna de Benagil. A caverna é o lar de impressionantes rochas esculpidas por ondas que mergulham directamente na água turquesa, e é adornada com uma vasta gama de cores. Durante a sua caminhada, só o pode ver de cima. Depois, pode apanhar um barco para ver este fenómeno natural de perto das praias de Benagil, Carvoeiro, Ferragudo ou Portimão.

Sabia que?

No passado, os monarcas portugueses foram coroados reis de Portugal e do Algarve. Esta foi uma forma de mostrar que se tratava de uma região à parte no país. Esta posição foi tal que a palavra "Algarve" veio a referir-se aos bens coloniais do outro lado do mar. O próprio povo mouro falou do Algarve, uma palavra árabe que significa oeste, e que se refere à costa marroquina.

Faça caminhadas em Portugal através do nosso Resort!

EXPLORAR PONTA DA PIEDADE, DE FRENTE PARA O MAR

A Ponta da Piedade é provavelmente uma das caminhadas mais selvagens em Portugal, dada a sua localização. O percurso é uma sucessão de rochas ocres e vermelhas recortadas, formando um desfile de arcos, agulhas e cavidades com formas curiosas esculpidas pelas águas. Ao amanhecer ou ao pôr-do-sol, a área é drapeada numa luz dourada, proporcionando um pano de fundo ainda mais impressionante para a sua caminhada.

Há duas formas de visitar a Ponta da Piedade: por terra, utilizando os muitos caminhos ao longo da costa, ou por mar, num pequeno barco de pesca, navegando entre as esculturas rupestres.

Os mais desportivos preferirão explorar a área em caiaque ou remar de pé. Se for um caminhante entusiasta, gostará de aceder às belas enseadas enquanto observa o mar a partir das alturas durante o seu passeio.

CAMINHADA NO PARQUE NATURAL DO SUDOESTE DO ALENTEJO E DA COSTA VICENTINA

Espalhado por 75.000 hectares, este parque natural no sudoeste de Portugal é para os amantes de paisagens intocadas. Longe do caminho batido, esta zona costeira está dividida numa série de enseadas protegidas por falésias de cor laranja, onde o oceano azul lança as suas ondas.

Durante o nosso passeio, atravessamos vales encantadores que conduzem a praias discretas, por vezes atravessadas por uma cadeia de dunas. Os observadores de aves poderão desfrutar das muitas aves que habitam estas terras selvagens, incluindo a águia-pesqueira, o papagaio e o pombo das rochas.

Durante a sua caminhada, notará que algumas partes do parque parecem estar intocadas pela actividade humana, uma vez que predomina a vegetação selvagem. O parque foi concebido para manter a urbanização ao mínimo, a fim de permitir que a natureza se exprima livremente. Como resultado, a área tem apenas 20.000 habitantes.

Portugal é um destino ideal para os viajantes que querem caminhar em zonas onde há pouco tráfego e onde a natureza é o único companheiro. Para fazer as suas caminhadas em Portugal da forma correcta, absorva a filosofia do país de levar o seu tempo a admirar o seu ambiente. Dolce vita é a palavra-chave.

também vai gostar...