As 5 melhores pistas de esqui de Les 3 Vallées

As 5 melhores pistas de esqui de Les 3 Vallées

Aproveite ao máximo as suas férias com a nossa seleção das melhores pistas de esqui de Les 3 Vallées

Les 3 Vallées tem 600km de pistas distribuídas por, não três, mas quatro vales diferentes, abrangendo as estâncias de grandes dimensões de Courchevel, Méribel e Val Thorens, além de estâncias mais pequenas como La Tania, Saint Martin de Belleville, Orelle, entre outras. Existe uma grande variedade de pistas para cada tipo de esquiador, de emocionantes pistas pretas com descidas íngremes a pistas vermelhas muito bem preparadas e pistas verdes espaçosas e declives suaves. Ashley Kay, diretora da First Tracks Ski Coaching em Courchevel, explica como explorar o famoso mapa de pistas de Les 3 Vallées.

1. A pista azul secreta

Orelle, o lendário Quarto Vale é uma espécie de segredo. Trata-se de uma concavidade tranquila e protegida situada no vale do Maurianne e não do Tarantaise, onde se localizam as restantes pistas de esqui de Les 3 Vallées.

"Uma das minhas pistas azuis favoritas é a Peyron, em Orelle", afirma Ashley. "Esta descida curvilínea, larga e muito bem preparada é comprida e fácil, com vistas de tirar o fôlego para o vale do Maurianne, em direção a Itália. O vale é solarengo e abrigado e Peyron é uma excelente e veloz pista azul, simultaneamente comprida e pouco exigente."

2. A pista vermelha sem multidões

Se procura uma descida emocionante no mapa de pistas de Les 3 Vallées, acorde cedo para esquiar em Venturon logo de manhã, aconselha Ashley: "Quando está preparada, Venturon em Méribel Mottaret é uma fabulosa pista vermelha, comprida e larga. Começa no topo do gélido Col de la Chambre e desce paralelamente ao teleférico de Côte Brune até ao sopé de Mont Vallon. Está predominantemente voltada a norte, por isso a neve está quase sempre em boas condições."

3. A melhor pista para paragens gastronómicas

Park City é uma fabulosa e discreta pista vermelha com vista para Courchevel 1850. A partir do topo do teleférico Vizelle, desce a colina com incríveis vistas de 180 graus de l'Aiguille du Fruit e Glaciers de la Vanoise, antes de esquiar através de uma zona íngreme seguida de uma descida comprida e rápida.

"Park City era uma pista vermelha muito movimentada porque existia um teleférico que levava os esquiadores até à parte superior, mas este foi removido há alguns anos atrás e o ponto de chegada mudou. É preparada regularmente e descê-la é um prazer", refere Ashley. "Contudo, o melhor desta pista é que pode terminar com uma paragem para um chocolate quente em La Cave des Creux. Trata-se de um dos melhores restaurantes de Courchevel e oferece ainda um fantástico buffet de sobremesas, caso esteja com fome. Em alternativa, desfrute de um copo de espumante em Le Cap Horn, o reduto do jet set."

4. O couloir escondido

Entre as pistas de esqui mais famosas de Les 3 Vallées encontram-se o trio de couloirs no topo de Saulire. A primeira, Grand Couloir, é a única indicada no mapa de pistas, mas se subir um pouco mais encontrará Couloir du Curé, que significa "Valada do Pároco".

"Se gostar de desafios, esta é a pista que deverá escolher", afirma Ashley. "Está voltada a norte, por isso a neve está sempre em boas condições, mesmo em abril. Subir a encosta é quase como subir uma escada, mas vale a pena."

5. Uma pérola fora de pista invulgar

Não se esqueça de levar um guia e consultar o boletim de neve de Les 3 Vallées antes de enfrentar La Vallée des Encombres, um segredo fora de pista bem guardado.

"Existem vários percursos em amplas encostas abertas não preparadas, com inclinação limitada, num vale isolado", refere Ashley. "É relativamente seguro, porque não é íngreme, por isso pode levar esquiadores de nível intermédio consigo. Está fora dos circuitos habituais e é um paraíso para a vida selvagem. É fácil avistar camurças, veados e até rastos de lobo."

A descida termina com uma caminhada longa e difícil, por isso reserve um helicóptero para o ir buscar, a um custo aproximado de €100 por pessoa. "O helicóptero pode deixá-lo em diversos pontos de Les 3 Vallées", explica Ashley. "Uma das nossas sugestões favoritas é uma paragem no La Bouitte, em Saint Martin de Belleville, para um almoço com três estrelas Michelin. Desfrutará de um dia único!"

O Club Med dispõe de uma variedade de resorts de esqui na região de Les 3 Vallées, incluindo o Club Med Val Thorens Sensations a 2300m em Val Thorens, dois em Méribel —Club Med Méribel l’Antarès e Méribel le Chalet, sendo o último o mais íntimo dos resorts do Club Med.

Club Med Ski - Pioneiros em férias de esqui tudo incluído