Esqui para iniciantes: as nossas principais sugestões

Esqui para iniciantes

Obtenha toda a informação de que precisa preparar as suas primeiras férias de esqui

Se acabou de marcar ou está a pensar marcar as suas primeiras férias de esqui ou de snowboard, possivelmente está a sentir-se um pouco apreensivo, o que é perfeitamente compreensível.

Certamente que deslizar por uma montanha escorregadia preso a uma prancha ou duas parece um pouco assustador. Confie em nós; esquiar é extremamente divertido e é mais fácil do que aquilo que pensa. E como a maioria das coisas na vida, é ainda mais fácil se for planeado com antecedência. Siga o nosso guia de esqui para iniciantes para que a sua primeira incursão nas pistas seja o mais divertida possível.

Experimente primeiro e vá ao sítio certo

Experimente a neve primeiro

Antes de fazer uma longa viagem para as montanhas da Europa, é fácil experimentar esquiar ou fazer snowboard mais perto de casa. As pistas interiores espalhadas pelo Reino Unido, como Snowtrax em Dorset, oferecem uma grande oportunidade para descobrir a sua paixão pelos desportos de neve. Se nunca viu neve antes, então pode ter experimentar primeiro aqui antes de esbanjar tudo numas férias grandes. Com aluguer de material e aulas disponíveis, estes parques de neve cobertos são um bom ponto de partida.

O lugar certo para as crianças começarem

Todos os resorts têm pistas de esqui e de snowboard para iniciantes, mas irá divertir-se muito mais se for para um lugar que oferece um leque mais amplo de pistas fáceis. Desta forma, não se vai fartar de descer a mesma pista verde vezes sem conta. Se leva crianças consigo, certifique-se de que escolhe um resort onde pode fazer ski in/ ski out do seu alojamento. Se caminhar longas distâncias com botas de neve é difícil para adultos, imagine para iniciantes no esqui.

Se vai levar crianças às suas primeiras férias de esqui, Avoriaz é o local ideal. O resort está completamente adaptado para peões, tornando-o mais seguro para as crianças explorarem, tem inúmeros jardins de neve e recreios onde os mais pequenos podem começar a familiarizar-se com o esqui numa área segura, e têm o parque aquático Aquariaz para se divertirem a escorregar de uma forma diferente. Também dá acesso a uma enorme área de esqui de 650 km que se estende pela Suíça, por isso é difícil ficar aborrecido. Também pode dar passeios pela cidade num trenó puxado por cavalos, algo que é divertido para todos.

O local ideal para os iniciantes de todas as idades

Os congéneres resorts Les Deux Alpes e Alpe d’Huez são ambos conhecidos por terem instalações excelentes para iniciantes, independentemente da idade. O Alpe d’Huez tem uma enorme quantidade de pistas verdes, dando aos iniciantes a oportunidade de esquiar uma grande variedade de pistas sem testar as suas capacidades demasiado cedo.

O Les Deux Alpes atende bem as necessidades das crianças de todas as idades, com o dispositivo de neve próprio para crianças da estância – uma prancha de snowboard com barras, uma sela e uma pega para os pais se agarrarem – tornando possível que crianças de um anos andem nas pistas. As crianças mais velhas podem lançar-se com os esquis para cima de um saco gigante de ar ou andar em planadores de gelo e em Segways de neve. O Les Deux Alpes oferece ainda um après com espírito familiar, o que significa que as crianças se podem juntar à diversão assim que terminarem de esquiar.

Equipe-se bem

Esteja preparado para o frio e para ficar molhado

No que toca a colocar as roupas certas na mala, não deixe nada ao acaso. O nosso guia para fazer as malas tem uma lista de tudo o que vai precisar mas, resumidamente, existem duas coisas para as quais tem que estar preparado: tempo frio e molhado. A neve tem essas duas características e, enquanto iniciante, vai acabar sentado na neve muito frequentemente durante os primeiros dias.

Estar na moda é fantástico, mas não sacrifique a praticabilidade por causa disso. Leve um casaco de esqui confortável, quente e à prova de água e um macacão e leve também uma boa quantidade de meias. As luvas de esqui são altamente importantes e, uma vez mais, certifique-se de que são quentes, confortáveis e à prova de água.
Do mesmo modo, certifique-se de que nada causa fricção ou comichão.

Adquira o seu próprio equipamento

Antes de sequer por um pé na montanha, é imperativo que tenha o equipamento certo, especialmente se é iniciante. Não utilize esquis ou pranchas de snowboard emprestadas. A sua altura, peso e capacidades irão determinar o equipamento que utiliza, pelo que é essencial que adquira o material que melhor de adeque a si.

Leia o nosso guia de tamanhos para descobrir a forma correta de medir os esquis, pranchas de snowboard e botas, mas se vai alugar o equipamento connosco, os nossos funcionários do resort garantirão que tem o material correto. No Club Med, temos marcas de topo, como a Rossignol e todos os equipamentos são alugados e armazenados no resort para tornar tudo muito mais conveniente.

Recomendamos vivamente que os iniciantes e as crianças também utilizem um capacete nas pistas.

Fique em forma

Prepare o seu corpo para as suas férias de esqui.

Esquiar é um exercício e o exercício é muito mais fácil quando está em forma. Prepare o seu corpo para umas férias em que se vai torcer e virar ao começar uma rotina de exercícios de preparação. Siga o nosso guia de exercício ou assista a vídeos de exercícios online adaptados ao conceito para deixar o seu corpo apto. Esquiar e fazer snowboard é muito divertido para os iniciantes mas também dá trabalho, por isso estar em forma com antecedência facilitará o processo e irá ajudá-lo a tirar o máximo partido do seu tempo nas pistas

Ficar em forma antes das suas férias também irá ajudar a prevenir qualquer lesão e a acelerar a recuperação dos músculos doridos após deixar a pista, algo que acontece a todos de vez em quando.

Tenha aulas

Os instrutores profissionais cuidam de si

Na qualidade de iniciante, irá precisar de ajuda de um profissional para aprender os pontos básicos e felizmente as férias com o Club Med incluem escola de esqui. Ver tutoriais online pode ajudá-lo antes de ir para as pistas mas não há nada como estar nas verdadeiras pistas, sob a orientação de um instrutor de esqui. As escolas de esqui e de snowboard do Club Med funcionam de segunda a sexta, com início às 9h e uma pausa para almoço e depois voltam a começar à tarde. As aulas são para todos, desde iniciantes aos profissionais da pista preta, para que possa continuar a aprender à medida que as suas capacidades progridem.

Se vai levar os filhos pela primeira vez, recomendamos que os envie para a escola de esqui para que comecem a aprender com instrutores profissionais. Os nossos instrutores de esqui e snowboard internacionalmente qualificados darão às suas crianças uma introdução fantástica aos desportos de neve. Irão rapidamente desenvolver uma boa técnica de esqui e de snowboard num ambiente de aprendizagem seguro e divertido.

Club Med Ski - Pioneiros em férias de esqui com tudo incluído