Vantagens de esquiar em fevereiro e março

Dezembro (antes do Natal) e janeiro (depois do Ano Novo) são bons meses para esquiar se aprecia pistas tranquilas e uma neve fria e seca. Mas se aprecia um après-ski ao sol e longos almoços de convívio, ou se tem família e precisa de conjugar o esqui com as férias escolares, então fevereiro e março são ideais.

Esquiar em fevereiro

Perfeito para famílias

No terceiro mês da temporada de esqui, os dias ficam mais longos mas são ainda bastante frios, apenas de os últimos anos nos terem mostrado que não devemos confiar nos padrões climatéricos tradicionais. Ao contrário do que acontece no final da temporada, quando é melhor escolher estâncias elevadas onde é mais seguro que haja neve, fevereiro é bom nas estâncias menos elevadas, além de permitir que toda a família esquie em conjunto, aproveitando as férias escolares.

Onde ir em fevereiro

Todas as estâncias de esqui têm neve em fevereiro. Contudo, a nossa recomendação vai para Samoëns, nos Alpes franceses com pistas de esqui que se estendem ao longo de quase 3000m para que não lhe falte nada. Samoëns permite aceder aos 265km de pistas interligadas da zona do Grande Maciço, e conta com vários fantásticos restaurantes de montanha, incluindo o Lou Caboëns, logo abaixo da estação de teleférico, e o acolhedor La Luge, na zona inferior do teleférico Gouilles.

Opções para toda a família

Fevereiro é também tempo de esqui em férias escolares, quando os resorts franceses para toda a família de La Plagne 2100, Avoriaz, Les Arcs Panorama e Grand Massif Samoëns assumem o protagonismo. Além do entretenimento e das atividades oferecidas pelo Club Med, a maioria das estâncias de esqui organiza atividades para crianças e jovens através dos seus Clubes Infantisdurante as férias escolares, de discotecas e descidas à luz de tochas a pinturas faciais. As crianças podem ter aulas de esqui e fazer novos amigos dentro e fora das pistas, ou pode conviver em família enquanto desfruta das enormes estâncias de Paradiski® (com 425km de pistas) e Les 3 Vallées (600km de pistas).
Descubra as nossas dicas para aproveitar ao máximo das suas férias de esqui em família durante as férias escolares.

Esquiar em março

Se tem crianças pequenas, as férias de esqui em março são incomparáveis para esquiar em família. O tempo está geralmente um pouco mais quente, o que significa que as crianças podem desfrutar das pistas sem ficar com os dedos das mãos e dos pés frios. Os teleféricos estão abertos até mais tarde e quase de certeza que terá a oportunidade de almoçar ao sol nas pistas ou de desfrutar de uma cerveja pós-esqui ao fim do dia, enquanto vê o pôr-do-sol no terraço.

Onde ir em março

Com as temperaturas a subirem um pouco, os melhores lugares para esquiar em março com a garantia de ter boa neve são os resorts situados a maior altitude. Alguns exemplos são Val Thorens (a estância mais elevada dos Alpes franceses, a 2300m com pistas até 3230m); La Plagne 2100 (centros entre 1970m e 2050m, esqui a 3250m no Glaciar de Bellecote), ou Val d’Isère (situada a 1850m, com pistas até 3300m) ideal praticantes de esqui de nível intermédio e avançado.

Cervínia, em Itália, situa-se a 2050m com pistas até 3480m e pode ser fria em pleno inverno, mas em março já aqueceu substancialmente e há menos possibilidades de a ligação a Zermatt estar fechada. A estância de esqui a grande altitude de Avoriaz também é um destino de excelência, especialmente com jovens, pois irão adorar o The Stash, um parque de neve natural premiado.

Todas estas estâncias de esqui a grande altitude são excelentes locais para esquiar em março e oferecem uma grande variedade de encostas voltadas a norte (neve fria protegida do sol, perfeita para esquiar ao fim da tarde) e encostas voltadas a sul, que são quentes durante a manhã e ficam macias caso se crie gelo durante a noite.

Dado que março é um mês popular, as pistas podem estar movimentadas, especialmente durante as férias da Páscoa, pelo que esta é a época do ano para relaxar, aproveitar o sol e o ambiente e descontrair nas pistas e nos bares. Com os teleféricos abertos até mais tarde, é fácil.

Club Med Ski - Pioneiros em férias de esqui tudo incluído