Destaque: Samoëns

Breves factos sobre Samoëns

Pitoresca, encantadora e para toda a família, Samoëns apresenta uma tentadora alternativa aos típicos mega resorts franceses que conhecemos e adoramos. Com menos turismo que outras estâncias populares, no seu todo, é um proposta mais relaxante, com uma história fascinante para descobrir e cheia de carácter. Graças à sua proximidade com Genebra, é uma das estância de mais fácil acesso de todas as estâncias de França, fazendo desta uma opção ideal para umas pequenas férias ou para famílias que querem evitar longos transfers. Com cenários lindos, terrenos variados e, com ligações à área de esqui Grand Massif, uns impressionantes 265 km de pistas para explorar, umas férias de esqui em Samoëns oferecem algo para todos os que aqui vêm.

Breves factos sobre Samoëns

Altura da estância: 720-1600 m
Pista mais baixa: 700 m
Teleférico mais elevado: 2480 m
Total das pistas: 265 km
Teleféricos: 68
Pistas: 148

  • Verde: 20 (14%)
  • Azul: 64 (43%)
  • Vermelha: 50 (34%)
  • Preta: 14 (9%)

Como chegar

Genebra é de longe o aeroporto mais próximo e o mais conveniente (71 km/1h), com vários transfers partilhados e privados disponíveis. As alternativas incluem Chambéry (125 km/1,5h), Lyon (201 km/2,5h) e Grenoble (204 km/2,5h).

Também é possível apanhar o comboio para Cluses, que está a uns fáceis e baratos 19 km de viagem de autocarro (35 min) ou de táxi (20 min) de Samoëns. Por norma, existem três a quatro partidas diárias, com os tempos de viagem a rondar as nove horas durante a semana e um pouco mais demorado durante os fins de semana. O percurso envolve um mínimo de dois transbordos, utilizando uma combinação dos serviços de Eurostar, TGV e SNCF.

Aspetos que adoramos

  • Encostas predominantemente viradas para o norte mantêm as boas condições da neve
  • Abundante em cenários de beleza única
  • Transfers rápidos
  • Uma vez que está um pouco fora do radar, as multidões não são um problema

Desvantagens

  • O sistema de teleférico do Grand Massif não tem a conveniência coerente e interligada do Espace Killy ou Les Trois Vallées
  • Se gosta de terrain parks, não vai encontrar muito que lhe interesse
  • A altitude mais baixa significa que o manto de neve nas pistas da base pode ser um pouco fino

A estância

Muito estimada pelos franceses pela sua história e arquitetura, Samoëns é um local extremamente agradável para umas férias de inverno. Com o seu centro sem carros, edifícios magníficos e uma variedade de restaurantes e lojas, incluindo tudo desde especialidades gourmet regionais a curiosidades vintage interessantes, é uma inovação refrescante das cenas austeras e dos locais com edifícios construídos com um propósito. Afinal de contas, quantas estâncias podem dizer que têm uma igreja Gótica e uma mercado semanal à quarta?

A cidade está ligada à área de esqui, conhecida como Samoëns 1600 ou o Plateau des Saix, pelo teleférico Grand Massif Express de alta velocidade. Descer a esquiar ao fim do dia não é uma opção: pode ir no teleférico ou esquiar até Morillon e apanhar o autocarro de esqui de volta. O teleférico Saix perto de Vercland oferece uma rota alternativa, que pode poupar tempo dependendo de onde está instalado.

Se está à procura da conveniência ski in/ ski out, então Samoëns 1600 é definitivamente o local certo para ficar, mas para muitas pessoas os charmes da cidade de Samoëns ultrapassam o pequeno inconveniente de terminar o dia com uma viagem obrigatória de teleférico ou autocarro.

A área de esqui

Juntamente com os resorts de Flaine, Les Carroz, Morillon e Sixt-Fer-à-Cheval que estão ligados, Samoëns compõe a área de esqui de Grand Massif: a 4.ª maior de França. Localizada aproximadamente entre Genebra e o Mont Blanc, a área oferece um cenário invulgarmente pitoresco, com vistas verdadeiramente deslumbrantes sobre o majestoso maciço Mont Blanc.

Para uma estância que está a uns relativamente baixos 2500 m, o Grand Massif tem um histórico de neve surpreendentemente bom. Além disso, uma grande parte das suas encostas, cerca de 80%, está virada para norte, o que significa que as condições de neve tendem a permanecer boas durante mais tempo.

O facto de não ter multidões e a existência de boas instalações, incluindo, em particular, uma famosa escola de esqui, fazem de Samoëns uma escolha popular para férias em família. Também oferece encostas excelentes de fácil acesso para iniciantes, fazendo desta uma ótima opção para aqueles que estão a tentar dar os primeiros passos na neve.

Aqueles que procuram um terreno mais desafiante irão ficar bastante satisfeitos com as várias opções que vão encontrar na vasta área do Gran Massif. Os vales de Flaine proporcionam extensas oportunidades para explorar vários declives fora de pista (e vários graus de perigo) enquanto que Les Carroz e a própria Samoëns oferecem quantidades abundantes de pistas com árvores.

Apesar de não ser tão desafiante como o Espace Killy ou o Les Trois Vallées em termos de escala, não há dúvida de que aqui existem imensas pistas para explorar, com uma vasta variedade de terreno para se ocupar. Entusiastas do esqui e do snowboard, nada temam: não vão faltar atividades para fazerem em Samoëns.

Club Med Ski - Pioneiros em férias de esqui com tudo incluído