Marrocos em resumo
- Área: 446,550 km2 (710,850 km2 com o Sahara Ocidental)
- Capital: Rabat
- Língua oficial: Árabe e Amazighe (Berber). Francês é também muito utilizado.
- Moeda: Dirham
- Religião: Islão (98%)
Informação útil para a sua estadia:
Ao contrário dos outros países muçulmanos, o calendário Gregoriano é usado para definir datas. Sexta-feira não é um feriado público, mas as barracas do Souk na Medina estão geralmente fechadas às sextas-feiras.
Principais feriados públicos e eventos em França:
- em Janeiro: Ano Novo (dia 1) / Manifesto da Independência proclamado em 1944 (dia 11)
- em Maio: Dia do Trabalhador (dia 1)
- em Julho: Festa do Trono, uma das celebrações civis mais importantes, datada desde 1934, com paradas e fogo de artifício (dia 30) / International Nautical Week (SNIM) tem lugar em M'diq (durante Julho)
- em Agosto: Oued Eddahab, marca o regresso das províncias do Sahara a Marrocos (dia 14) / Aniversário da Revolução do Rei e das Pessoas (dia 20) / Dia da Juventude, e também dia de aniversário do Reio Mohammed VI (dia 21)
em Novembro: Aniversário da Marcha Verde, uma marcha pacífica desde Marrocos até ao Shara Ocidental que teve lugar em 1975 (dia 6) / Dia da Independência, celebrando o regresso do exílio do Rei Mohammed V (dia 18)
Calendário das festividades religiosas muçulmanas:
As festividades muçulmanas são calculadas de acordo com o calendário lunar Hegirian (a Páscoa cristã também é calculada de acordo com a lua). As datas variam de ano para ano.
O Ano Novo muçulmano (Muharram) ou Ras al-Am, é o primeiro dia do primeiro mês do calendário Hegirian.
Achura é o 10º dia do mês de Muharram, o aniversário da morte de Hussein e a comemoração da travessia do Mar Vermelho por Moisés.
Al-Mawlid an-Nabawi é a comemoração do nascimento do profeta (um feriado de 2 dias).
O Ramadão celebra-se no 9º mês do calendário muçulmano, um período de jejum e abstinência desde o nascer até ao pôr-do-sol.
Aïd al-Fitr ou Aïd es Seghir é uma celebração de 3 dias do fim do jejum do Ramadão.
Aïd al-Kebir ou Aïd al-Adha tem lugar 70 dias após o fim do Ramadão.
Especialidades culinárias marroquinas
- Entradas: brioute (pequenas beignets fritas), mechouia (salada de tomate, pimentão cozido, alho e limão), Harira (sopa comida no fim do jejum do dia durante o Ramadão)
- Pratos: Tajine (com limão, 7 vegetais ou ameixas), Couscous Bidawi (com legumes) ou Couscous Royal (de carne), pastilla (massa folhada com amêndoas recheadas, pombo picado ou galinha em açúcar e canela)
Sobremesas: j'ben (queijo de cabra marroquino), Kaab al ghzal ou Cornes de Gazelle, brioute com mel e amêndoas, haloua rhifa (bolo em forma de cone servido em casamentos e para comemorar um nascimento), ghoriba com amêndoas ou sementes de gergelim, bechkito (biscoito crocante) ou ktéfa.
Flora e fauna nativas de Marrocos
- Flora: urze, oliveiras, palmeiras anãs, pinheiros, Thuja, cedro, limoeiros e laranjeiras, amendoeiras e figueiras
Fauna: andorinhas, cegonhas, perdiz, toutinegras, faisões, codornizes abutres, grifos, falcão, papagaios, águias reais, raposas, chacais, linces, javali
Compras em Marrocos
- Artesanato: ferro forjado e metais, couro, objetos de madeira, cerâmica, luminárias, jóias, tapetes (tecido, atado, bordado), cobertores de lã
- Produtos locais: canela, açafrão, paprica, noz-moscada, gengibre, açafrão, cominho, ras-al-hanout (mistura de várias especiarias). Óleo de Argão (usado na cozinha e em cosméticos), henna (para tingir cabelos, unhas e pele), filou (pode substituir a hortelã no chá de menta), Rassoul ou lama marroquino (para cabelo e pele), âmbar (para acalmar certas dores), Khol (cosméticos)
Aproveite a sua estadia no Club Med Yasmina para descobrir a beleza natural e cultura fascinante da região. Lugares de interesse na área circundante ao village:
- a 8 km de M'Diq: uma pequena cidade à beira-mar com um porto encantador
- a 10 km de Tétouan: com a reputação de ser a cidade mais hispânica do reino, tem uma das melhores medinas do país. Um passeio pelas suas históricas ruas estreitas é uma grande experiência
- a 20 km de Ceuta (Sebta): uma cidade espanhola autónoma na costa mediterrânea do Estreito de Gibraltar
- a 70 km de Tânger: no extremo norte do país, entre o Mediterrâneo e o Atlântico, esta é uma das cidades mais míticas de Marrocos, com um ambiente único entre o passado e o presente.