Quando viajar
para Itália?

Descubra qual o melhor período para passar férias em Itália!

Rodeada pelo Mediterrâneo e pelo Adriático, Itália é um país com uma beleza impressionante com um património histórico e cultural excecional. Mas, embora o país desfrute de um clima agradável, nem todos os meses são propícios a passeios...

QUANDO VIAJAR PARA ITÁLIA: QUAL A MELHOR ÉPOCA?

Desde as maiores obras-primas do Renascimento espalhadas pelas cidades e museus, às magníficas praias da Sicília e às estâncias de esqui dos Alpes, há muito para ver e fazer em Itália.
A Itália possui uma história fascinante e paisagens de cortar a respiração. É um país que irá encantar os amantes da história, da arquitetura e da arte, bem como os entusiastas do desporto e as pessoas que procuram um paraíso na terra para relaxar e desfrutar do sol. Para escolher a melhor altura para visitar Itália, devem ser tidos em conta vários parâmetros.

Os adeptos do farniente que procuram o sol e a praia, deverão viajar sobretudo no verão, pois é a época do ano em que há mais sol e as temperaturas são mais elevadas. Para evitar grandes multidões, enquanto desfruta de clima ameno, privilegie a primavera e o outono, que também oferecem temperaturas agradáveis.

Aqueles que pretendem esquiar e desfrutar da neve nos Alpes deverão viajar para Itália no inverno, de dezembro a fevereiro. E, finalmente, para estadias de turismo cultural, é possível viajar durante todo o ano, embora o período de abril a novembro seja ideal para usufruir de temperaturas amenas e boa exposição solar.

ITÁLIA: QUANDO VIAJAR PARA ESQUIAR?

A Itália é o destino perfeito para os amantes do esqui. Gostaria de saber qual o melhor momento para desfrutar de uma estadia 100% esqui nos Alpes?
A melhor altura para o fazer é entre dezembro e fevereiro, altura em que a neve é mais abundante.

Existem inúmeras estâncias de esqui do norte ao sul do país, desde o Monte Branco até à Sicília. As estâncias mais bonitas são sem dúvida as situadas no arco alpino, na fronteira entre Itália e França.
Picos cobertos de neve, florestas luxuriantes e dezenas de pistas de esqui aguardam os turistas.

Para além do esqui, pode também aproveitar a sua estadia para praticar alpinismo, ou para fazer caminhadas e passeios inesquecíveis. Cervinia Breuil, situada nos Alpes, é uma das principais estâncias de esqui do país. Tem pelo menos 360 km de pistas de esqui, um parque de neve, quedas de gelo e até uma caverna de gelo.

AS MELHORES CAMINHADAS NOS ALPES ITALIANOS

Sabia que...

Se for passar as suas férias de esqui nos Alpes italianos no inverno, poderá visitar o Parque Nacional Gran Paradiso. Neste enorme parque natural, poderá ter a sorte de encontrar animais selvagens como linces, lobos e raposas. Se olhar para cima, pode até assistir ao voo de uma águia dourada ou de um bufo-real.

QUANDO REALIZAR UMA VIAGEM CULTURAL EM ITÁLIA?

A Itália pode ser visitada em qualquer altura do ano. Mas qual o melhor momento para visitar as riquezas do seu património? Se, por um lado, o verão é a melhor altura para desfrutar das praias e o inverno é a melhor altura para esquiar, por outro, os amantes da história e da arte têm um maior leque de datas para organizar viagens culturais. Contudo, para evitar a chuva e aproveitar temperaturas agradáveis, o período de abril a novembro é o mais adequado.

A Itália é um país com uma história incrível e é a terra que viu nascer alguns dos artistas mais famosos do planeta. Por outras palavras, o que não falta são atividades para saciar a sua sede de cultura, história e arte. Poderá, por exemplo, visitar a Fortaleza de Fenestrelle, no Piemonte italiano. Este incrível monumento foi construído entre 1726 e 1850. A cidade de Turim é também uma paragem obrigatória: pode descobrir o Polo Reale (o antigo palácio real de Turim), a cidade velha e as suas muitas lojas de antiguidades, igrejas barrocas, estátuas equestres e inúmeros museus, tais como o Museu Egípcio, o Museu do Cinema ou o Museu de Arte Moderna.

A Itália não é um país como os outros. A sua história, cultura, arte, gastronomia e estilo de vida deixaram a sua marca no mundo. Este país fascinante oferece não só monumentos históricos inesquecíveis como paisagens encantadoras. Quer se trate de umas férias desportivas, culturais, festivas, relaxantes ou gastronómicas, a Itália tem algo para todos os gostos.

Também vai gostar...