Que destino italiano escolher para férias?

Esta é uma questão que todos os amantes da dolce vita se colocam à medida que se aproxima a estação do verão. As praias e lagos de Itália são uma aposta segura na Grande Bota, que tem algumas das mais belas estâncias balneares da Europa. Mas Itália é também uma coleção de tesouros históricos que testemunham o seu passado rico e secular, para além das suas paisagens de cortar a respiração.

Venha descobrir a Sicília no mês de agosto

Não sabe que destino italiano escolher em agosto?. Deixe-se seduzir pela Sicília, que é muito popular em meados do verão. Agosto é uma das épocas mais ensolaradas do ano. A famosa ilha deve a sua reputação tanto ao seu património histórico (o Vale dos Templos, os vestígios arqueológicos, as magníficas catedrais inscritas como Património Mundial da UNESCO) como à sua soberba costa.

De facto, se viajar para Itália em agosto para desfrutar da praia for o seu objetivo, este é o seu lugar. Uma das praias obrigatórias é Cefalù, que estende as suas águas até um antigo porto de pesca medieval, cujas muralhas ainda se encontram num alto penhasco. Pode admirar esta incrível paisagem com os seus pés enterrados na areia fina. Não perca a oportunidade de se perder pelas ruas empedradas desta pitoresca cidade com as suas varandas de estilo italiano. Ao cair da noite, pode admirar a sua magnífica catedral normanda totalmente iluminada.

Descubra as nossas escapadinhas à Sicília

É também na Sicília que o vulcão Stromboli ruge e expele lava flamejante pelas encostas até à beira-mar, acontecimento que pode admirar numa incrível excursão guiada (a não perder).

O seu companheiro, o Monte Etna, é igualmente espantoso, apesar de ser agora um vulcão extinto. Finalmente, não pode deixar a Sicília sem provar os sublimes arancinis: bolas de arroz recheadas confecionadas com ingredientes locais deliciosos. O petisco perfeito para degustar durante as suas caminhadas.

Sabia que...

A Catedral de Cefalù possui um tesouro atrás da sua fachada, mais precisamente no penhasco da Rocca. No penhasco, pode ver-se o que parece ser uma face cravada na rocha. Segundo a lenda, trata-se do Cefalodonte (do grego kefale, que significa “cabeça”) que deu o nome à cidade.

Todas as nossas ofertas na Sicília

Kamarina
Kamarina
3 Tridents

Perca-se em Turim, capital de Piemonte

Mais uma vez, é difícil escolher entre as preciosidades da Grande Bota. Mas uma coisa é certa: se decidir viajar para Itália com a sua família, Turim revelará os encantos do norte de Itália tanto aos miúdos como aos graúdos. Comece a sua expedição na antiga fábrica da Fiat, que foi transformada num centro de arte, antes de se dirigir para o Museu Egípcio, que alberga uma impressionante coleção dedicada ao antigo Egito. E não se esqueça do {[i]}Polo Reale{/[i]}, antigo palácio real de Turim e um símbolo da riqueza de Piemonte.

Para escapar à azáfama da cidade por um momento, dirija-se às margens do rio Pó e do encantador Parque Valentino. Estes são a garantia de um passeio verdejante sob as colinas que rodeiam a cidade. É aqui que a fauna local, os pescadores e os corredores se encontram em total harmonia.

Depois deste interlúdio, deixe-se levar pela magia da antiga cidade de Turim e, particularmente, do seu bairro mais antigo, o Quadrilátero, onde muitos habitantes locais se juntam. Esta é uma boa oportunidade para visitar uma das charcutarias da cidade e se abastecer de produtos locais ({[i]}prosciutto{/[i]}, parmesão, azeite DOP e outras garrafas Grand Cru). À medida que o fim do dia se aproxima, entregue-se à mais agradável das tradições de Turim: o Aperitivo, pois foi aqui que nasceu esse conceito. Sente-se num dos muitos terraços floridos da cidade e desfrute de um "bicerin" junto ao rio.

Está a planear ir a Itália no final do mês de agosto? Aproveite a oportunidade para assistir ao festival Peperò em Turim, onde poderá provar todo o tipo de produtos italianos: desde pratos gourmet a refeições mais populares cozinhadas na região. Há também muitas atividades para crianças.

Como já terá percebido, passar férias em Itália é sinónimo de descobertas históricas, culturais e gastronómicas, sem esquecer o {[i]}farniente {/[i]}que tão bem caracteriza este generoso país. E, para mergulhar na sua cultura milenar, não hesite em desviar-se dos itinerários clássicos vagueando pelas ruas e atalhos: ficará surpreendido...

Sabia que...

O bicerin, ou "copo pequeno", é uma bebida quente à base de chocolate, café e chantili típico de Turim, que teve origem no século XVIII. Muitos intelectuais e artistas apreciaram-no ao longo dos anos, desde Pablo Picasso a Alexandre Dumas, passando por Ernest Hemingway. Foi oficialmente reconhecida como uma "bebida tradicional piemontesa" pelo diário oficial da região de Piemonte.

A nossa oferta Club Med perto de Turim

Também vai gostar...