A melhor altura
para ir às Maldivas

Para aproveitar ao máximo a sua estadia nas Maldivas, escolha cuidadosamente a altura ideal!

Sonha com um clima tropical e longas extensões de areia fina? As Maldivas são o destino ideal para si. Mas, quando deve visitar estas ilhas? Qual é o clima dominante neste arquipélago? Dizemos-lhe tudo o que precisa de saber antes de reservar as suas férias.

COMO É O CLIMA NAS MALDIVAS?

As Maldivas desfrutam de um clima tropical quente e húmido devido à sua localização geográfica no meio do Oceano Índico.
Localizado a 983 km do Sri Lanka e a 820 km de Cochim, no sul da Índia, o arquipélago das Maldivas tem temperaturas relativamente estáveis ao longo de todo o ano. Em Malé, a capital, a temperatura média anual é de 30 graus.

Dois períodos de monções assinalam as estações das Maldivas: a do sudoeste e a do nordeste.

A primeira ocorre entre o início de maio e o final de agosto. Proporciona brisas marítimas nas ilhas do norte, com tempo nublado e humidade mais elevada*. As temperaturas oscilam entre uma mínima de quase 26 °C e uma máxima de 30°C, ao longo de todo o ano .

A segunda monção decorre entre finais de setembro até dezembro. Registam-se alguns aguaceiros e trovoadas no final da tarde, especialmente nos atóis do sul, mas nada que estrague os seus dias de sol. O sol regressa tão depressa como partiu. Estas estações chuvosas são naturais no arquipélago. Graças a elas, a vegetação é exuberante e rica.

Os nossos resorts nas Maldivas

QUANDO VIAJAR PARA AS MALDIVAS PARA DESFRUTAR DAS PRAIAS E DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS?

Se procura longos dias de sol para desfrutar das belas praias de areia, deve optar pelos períodos entre janeiro e abril. Estes são meses em que a taxa de irradiação solar pode atingir 9 horas por dia, com um clima relativamente seco.

O mar é calmo, muito adequado para a prática de snorkelling: o mergulho sem garrafa de oxigénio.
Sendo um verdadeiro parque aquático gigante, o arquipélago das Maldivas oferece uma multiplicidade de atividades durante a sua estadia. Tentado pelo kitesurf? A monção de verão (entre maio e agosto) é a estação ideal para a prática deste desporto de sensações fortes. De facto, o vento é fundamental para conseguir voar: emoções fortes garantidas!

Entre maio e setembro, os dias têm a duração de 7 horas. Nas ilhas do sul, a monção do sudoeste tem pouca influência durante esta altura do ano. Poderá ponderar uma viagem às Maldivas no verão se desejar tirar as suas férias nesta altura. Os ciclones tropicais são de baixa intensidade nesta região, uma vez que as fases iniciais da sua formação começam nas Maldivas e terminam na Índia.

Sabia que...

A pesca desportiva é muito popular nas Maldivas. A bordo dos Dhonis, barcos tipicamente maldivanos, pode admirar a excecional fauna marinha das Maldivas: atum, valetes, espadarte, peixe-galinha, etc.

QUAIS SÃO AS FESTAS A NÃO PERDER?

Se pretender viajar em julho, não perca a celebração do Dia da Independência, no dia 26 desse mês.

Este feriado nacional é celebrado com vários cortejos por todo o arquipélago, mas é em Malé, a capital, que as procissões são mais impressionantes.

Para os amantes do mergulho nas Maldivas e da vida selvagem subaquática, o Lux Underwater Festival, que se realiza em setembro, permitir-lhe-á descobrir as novas tecnologias subaquáticas (scooter subaquática, câmara autónoma iBubble), bem como todas as especificidades desta biodiversidade.

Uma ilha pode esconder outra

Pretende viajar para uma ilha vizinha? O Sri Lanka está a menos de 2 horas de voo das Maldivas. A ilha do Ceilão (antigo nome do Sri Lanka) é uma terra de lendas. A sua proximidade com a Índia marca a identificação com as culturas e influências indianas do continente.

Também vai gostar...